|
|
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Oito dias de chuva seguidos no Noroeste Paulista
--------------------------------------------------------------------------------------------------
ILHA SOLTEIRA- Há oito dias chove diariamente na região de Ilha Solteira. Nesta sexta-feira de Carnaval, foram 14,1 milímetros até o momento e o mês de março acumula 87 milímetros de chuva, com 49, 22, 12 milímetros nos três primeiros dias, representando 43% da chuva prevista para o ano inteiro.
Na comparação até o mês de março, mesmo estando no quarto dia do mês, já choveu exatamente a média prevista para os três primeiros meses do ano, que é de 551 milímetros e a UNESP Ilha Solteira, através da Área de Hidráulica e Irrigação, já registrou um total de 554 milímetros de chuva na região da Estância Turística.
Em janeiro e fevereiro foram 233 e 223 milímetros, respectivamente. As informações climáticas da região noroeste paulista podem ser acompanhadas em números a partir do site www.feis.unesp.br/irrigacao/clima.php, enquanto que Boletins do Tempo são publicados diariamente no blog irrigacao.blogspot.com, através do Portal e do Blog da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.
Gráficos em alta resolução com todas as informações climáticas diárias em cada mês são construídos segundo o interesse do Internauta no site clima.feis.unesp.br, que já é o primeiro produto disponibilizado pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira como parte do projeto "MODELAGEM DA PRODUTIVIDADE DA ÁGUA EM BACIAS HIDROGRÁFICAS COM MUDANÇAS DE USO DA TERRA", de Cooperação Institucional entre UNESP Ilha Solteira e EMBRAPA Semi-Árido e financiado pela FAPESP e FACEPE.
Trata-se de uma nova estrutura de banco de dados, utilizando PostgreSQL e também outras linguagens procedural (PL/pgSQL, PL/Python, PL/Java, PL/Perl), que foi apresentada e descrita no artigo "Modelagem de banco de dados para o monitoramento agroclimático da região do noroeste paulista, SP" apresentado no XX Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, que detalha os procedimentos que estão sendo adotados. Este artigo e outros desenvolvidos pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira estão disponíveis a partir do site www.feis.unesp.br/irrigacao/papers.php.
Jornal Impacto Online,Andradina,04 de março de 2011
|