Com quase 40ºC, semana registra maior temperatura do ano em Araçatuba

Cidade registrou 39,9ºC na terça-feira, mas não foi a maior temperatura da região

A semana de calor intenso em Araçatuba fez com que a cidade registrasse, na última terça-feira (20), a maior temperatura do ano até agora: 39,9ºC. A temperatura foi medida pela estação meteorológica do Ciiagro (Centro de Informações Agrometeorológicas).

Apesar da temperatura elevada, não foi a maior na região. Pereira Barreto também teve o dia mais quente do ano, com 40,8ºC de acordo com dados da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP-Ilha Solteira. Mesmo a chuva que caiu entre a noite de terça e a manhã de quarta (21) não aliviou o calor na região.

De acordo com informações colhidas pelo meteorologista Bruno Maon, do Climaterra, de Santa Catarina, na tarde desta quinta-feira, embora a temperatura máxima tenha ficado em 37ºC em Araçatuba, a sensação térmica chegou aos 43ºC.

"Em outras cidades da região a situação foi ainda pior. Pereira Barreto registrou 39ºC com sensação térmica de 47ºC, e Ilha Solteira chegou aos 38ºC de temperatura máxima com sensação de 48ºC", disse.

A boa notícia, segundo Maon, é que o bloqueio atmosférico que vinha impedindo a formação de nuvens carregadas e também a chegada de frentes frias já começou a perder força.

"Por isso, nos próximos dias a previsão é que novas pancadas de chuva voltem a ocorrer na região. Hoje (23), ainda faz bastante calor, mas a umidade já aumenta em relação aos últimos dias favorecendo a formação de algumas nuvens carregadas principalmente à tarde e à noite. Pode chover forte, inclusive com trovoadas e rajadas de vento, mas serão pancadas isoladas, e portanto não atingirão todas as cidades da região", disse.

No sábado (24), a previsão indica que a possibilidade de chuva é menor e o predomínio deve ser de sol ao longo do dia e com muito calor. "Mas no final da noite há possibilidade de novas pancadas causadas pelo calor e pela alta umidade. No domingo (25) a nebulosidade aumenta e o calor começa a diminuir. As projeções mostram que grandes áreas de instabilidades podem se formar durante a noite na região, provocando chuvas mais generalizadas. A segunda-feira (26) e terça-feira (27) prometem ser instáveis, intercalando períodos de céu mais nublado, com outros de melhoria, e com pancadas de chuva que devem ocorrer principalmente entre a tarde e a noite. Por conta do tempo mais fechado as temperaturas não sobem muito".

Nossa cidade, 23 de outubro de 2015.