Artigos | Fale conosco | Localização | Irriga-L

Chuvas fortes marcam fim da estiagem na Região Noroeste

A duas semanas do fim do inverno (a primavera começa às 5h20 do dia 23 de setembro), a Região Noroeste paulista recebeu uma quantidade significativa de chuva nos últimos dias, encerrando o período de estiagem típico do fim da estação.

Entre o feriado da Independência (segunda-feira, dia 7 de setembro) e o meio-dia de sexta-feira, 11, Jales recebeu 134,4 mm, segundo a Estação Automática do Instituto Nacional de Meteorologia. A quantidade é quase 15 vezes o registrado em agosto, quando a chuva acumulada ficou um pouco acima de 11mm. Somente na terça-feira, dia 8, por voltas das 17 horas, choveu 29,6mm no intervalo de uma hora.

Não houve registro de incidentes graves em decorrência da chuva na cidade. Apenas o adiamento da festa das Nações, que seria realizada nas noites de sexta e sábado, mas passou para sábado e domingo (hoje).

Dados do CIAGRO – Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas, a região também recebeu uma quantidade significativa de chuva. Em Aparecida d'Oeste choveu 57,4mm entre as 7 da manhã de segunda-feira e 7 da manhã de sexta-feira. Estrela d'Oeste no mesmo período choveu 96,5 mm. Em Dirce Reis foram registrados 44,9mm.

De acordo com Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira, a estiagem já durava 50 dias, atingindo apenas 7 no mês de agosto.

A chuva, porém, veio acompanhada de ventos fortes e temperaturas altas, passando dos 35ºC com picos de 37,5ºC no dia 4 e de 35,5ºC no dia 8 de setembro. Os ventos passaram dos 43 Km/hora em Paranapuã e dos 47 Km/hora em Ilha Solteira.

A tribuna, 15 de setembro de 2015.