Curso ensina como aproveitar melhor a água na agricultura

Agricultura - Curso teve a intenção de ensinar o irrigante a usar a água no momento e quantidade certa utilizando informações divulgadas pela UNESP e as novas tecnologias

A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira promoveu na última sexta-feira (4), o curso de Inovações Tecnológicas Aplicadas ao Manejo da Irrigação, que contou com a participação de 72 profissionais e irrigantes. O objetivo foi ensinar os responsáveis po plantações, engenheiros, técnicos e estudantes como melhor aproveitar os recursos hídricos na agricultura.

Segundo o coordenador do evento, professor Fernando Braz Tangerino Hernandez , conhecendo as informações que a UNESP disponibiliza e as tecnologias da área, os participantes podem fazer o uso racional da água na agricultura.

Durante o curso, os participantes aprenderam sobre as tecnologias que facilitam a irrigação consciente e fizeram, na prática, cálculos que levam o irrigante a aproveitar melhor a água, usando-a no momento e quantidade certa, o que beneficia tanto o agricultor quanto o meio ambiente diante da crise hídrica e o alto custo da energia.

Também foi discutida a importância da Rede Agrometereológica do Noroeste Paulista e a sua parte visível, o Canal Clima da UNESP (www. clima.feis.unesp.br), operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira. Também foi explicado como usar todas as informações disponíveis para preservar os recursos hídricos.

A VOZ DO POVO, Ilha Solteira, Ano XIV, pág. 1 e 2, 10 de dezembro de 2015.