|
|
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Unesp de Ilha Solteira sedia encontro sobre irrigação e fertirrigação da cana-de-açúcar
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Educação - Com o tema '' Clima, Água, Irrigação e Produtividade em Cana'', a primeira reunião de 2015 será realizada no dia 12 de março, em parceiria com Departamento ded Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos na UNESP (DEFERS), na cidade de Ilha Solteira.
O Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-açúcar (GIFIC) abre sua temporada de encontros em 2015 com a proposta de debater o manejo da água no atual cenário climático e os seus impactos na produção agrícola. A primeira reunião do ano será realizada no dia 12 de março, na UNESP de Ilha Solteira - SP, em parceria com o DEFERS - Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos da universidade. Com o tema '' Clima, Água, Irrigação e Produtividade em Cana'', o encontro contará com palestras de profissionais e pesequisadores da UNESP, UNICAMP e IAC (Instituto Agronômico de Campinas).
Com a coordenação do professor Fernando Braz Tangerino Hernadez, da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira e Conselheiro do GIFIC, o encontro vai reunir profissionais de diferentes áreas do setor para discutirem aspectos que envolvem o manejo da água e efluentes para a cultura de cana sob condições climáticas atuais e históricas. A reunião ainda vai debater estratégias para a execução de pesquisa aplicada em irrigação de cana e estratégias de comunicação para ampliar a disseminação do conhecimento relativo ao manejo sustentável de água.
Programção - O encontro será aberto pelo professor Luiz Malcolm de Mello, chefe do Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos da UNESP de Ilha Solteira. Na sequência, o Diretor Executivo do GIFIC, o engenheiro agrônomo Marco Viana, apresentará as '' Ações e Resultados em 2014 do GIFIC e a Estratégia de Atuação e Comunicação em 2015''.
Orivaldo Brunini, Pesquisador Científico do IAC e Coordenador do Centro Intregado de Informações Agrometerológicas (CIIAGRO), fará palestra sobra a ''Importância do monitoramento climático, a instabilidade climática em 2014 no Estado de São Paulo e impactos na agricultura e demais atividades econômicas''. Eduardo Augusto Agnellos Barbosa - doutor em engenharia agrícola da Faculdade de Engenharia Agrícola da UNICAMP (FEAGRI), discutirá o tema '' Pegada hídrica : o nque é isso e como produzir mais, melhor e com efeiciência enconômica?''.
o encontro ainda contará com palestra do professor Fernando Braz Tangerino Hernandez sobre ''Balanço hídrico, apoioao irrigante, necessidade de irrigação, uso da água e resultado econômico: como estabelecer sinergia?'' e debate a respeito dos temas apresentados, que será mediado por Ricardo Pinto, engenheiro agronômo e sócio diretor da RPA Consulturia.
Conjutura ideal para o debate
Para o diretor executivo do GIFIC, Marco Viana, o momento é ideal para debater o manejo sustentável da água na produtividade agrícola. Para ele, o setor sucroenergético enfrenta há alguns anos uma crise que tem origem em problemas setoriais e conjunturais . ''Entendemos que as questões conjuturais dão sinais de melhora, se observarmos as projeções positivas para os preços do etanol e energia. Já no âmbito setorial temos as fortes variações climáticas dos últimos anos, mas defendemos que a perda de produtividade também tem sua origem na falta de um planejamento agrícola que considere o melhor manejo da água para o plantio, tratos de soqueira e colheita'', afrima Viana.
De acordo com presidente do GIFIC, Patrick Campos, o Grupo está aberto ao debate e entende que o bom manejo da água é um dos caminhos para a elevação das produtividades médias dos canaviais que precisam atingir as 100 toneladas/ha para setor o sucroenergético ter também sustentabilidade econômica. ''Este primeiro evento do ano deverá direcionar ações não somente na continuidade do trabalho de entendimento do melhor manejo da água e da cultura que o GIFIC já vem promovendo há dois anos, mas também e, principalmente, procurar reunir técnicos e especialistas com o objetivo de mostrar á sociedade a importância do agronegócio para a economia e desenvolvimento do Brasil'', explica Campos.
A Voz do Povo, 11 de março de 2015.
Folha Cidade, 13 de março de 2015.
|