|
|
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Período chuvoso termina e não recupera reservatório de Ilha Solteira
--------------------------------------------------------------------------------------------------
O período chuvoso terminou e não recuperou o reservatório da usina de Ilha Solteira, que acontinua operando graças ao "volume morto". A situação ocorre desde junho do ano passado, quando o nível chegou a zero.
Apesar da chuva registrada nos três primeiros meses do ano, o nível do reservatório não se recuperou. Isso porque, no final de janeiro, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) derterminou o aumento da produção de energia na usina de Ilha Solteira, que vinha operando com apenas 1/3 da capacidade.
Segundo apurou o ilhadenoticias.com, dezoito das vinte unidades geradoras estariam em operação. Com isso, mesmo com as chuvas dos primeiros três meses do ano, o nível do reservatório não subiu.
O volume útil do reservatório de Ilha Solteira, de acordo com balanço divulgado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), continua em 0%, o mais baixo do país. Ele estaria em mais de 50% negativo e a profundidade, a mais baixa da história, já estaria abaixo do volume mínimo necessário para que a água passe pelas turbinas e gere energia.
O volume útil de uma usina é como uma caixa d'água. Quando ele acaba, perde-se a capacidade de regular o armazenamento. Ou seja, o sistema fica mais vulnerável em período longos de estiagem. Quando isso acontece, a usina passa a funcionar a fio d'água. A água que entra logo é processada e sai.
O uso do volume morto para a geração de energia é mais restrito do que a utilização para o abastecimento de água. Isso porque se o nível do reservatório fica abaixo de certo ponto, torna-se impossível tecnicamente fazer a captação de água para produzir energia.
Esta é a primeira vez que a usina, inaugurada em 1978, usa o volume morto. (Com informações do UOL)
A Voz do Povo, 31 de março de 2015.
|