ACEROLA ATRAI VISITANTES ESTRANGEIROS


Uma comitiva de Costa Rica e da missão Taiwan esteve visitando a região para conhecer a diversificação da fruticultura no Estado de São Paulo, não tradicional em seus países, apesar de a acerola ser originária da América Central. A comitiva conheceu plantios de abacaxi, goiaba, manga, caju e acerola. No último dia 13, estiveram em nossa cidade buscando informações sobre a cultura de acerola. Na oportunidade foram recepcionados pelo Sr. Osvaldo Dias, presidente da Associação Agrícola e supervisor municipal da agricultura. Juntamente com os engenheiros agrônomos da Casa da Agricultura local, Dr. Oscar Kanno e Dr. Mário Otoboni, bem como os Drs. Kavati e Ricardo, da DEXTRU da área de fruticultura da CATI, visitaram várias propriedades do município em busca de informações sobre essa cultura. Dentre outras coisas, anotaram dados referentes a variedades, tratos culturais, sistema de colheita, armazenagem, adubação, poda, espaçamento e outros requisitos para o bom desenvolvimento e produtividade dessa lavoura. Além desses dados, levaram mudas de plantas para serem cultivadas em seus países.
A visita a nossa cidade foi sugerida pela CATI, já que aqui a cultura vem se desenvolvendo com regularidade e sucesso. Também nesse mês esteve visitando a Associação Agrícola local o Sr. Peter Collins, jornalista correspondente da revista The Economist, editada em inglês, com circulação em âmbito mundial, em busca de informações técnicas e econômicas sobre a cultura de acerola, principalmente para os produtores, já que são todos de pequeno porte. Sua presença em junqueirópolis foi indicação do Sr. Olívio Zanat, proprietário da Fruteza, que despertou interesse daquela revista por ser ela uma pequena empresa e com grande volume de exportação, com destaque especial para a acerola.
É com prazer que vemos nosso município receber a visita de autoridades, jornalistas e outras pessoas de âmbito nacional e internacional. Isso demonstra o bom resultado dos trabalhos nessa área desenvolvidos pela Casa da Agricultura, Associação Agrícola, Prefeitura Municipal e EDR/Dracena, que vem se empenhando com afinco na busca de alternativas viáveis para o nosso município e região. Afinal, não é por acaso que Junqueirópolis é conhecida como a "Capital da Acerola".

Cidades Paulista, Junqueirópolis, nº 215, 23 de novembro de 2002, p. 01



UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA