|
|
--------------------------------------------------------------------------------------------------
"Tecnologias apropriadas à gestão ambiental", é tema de palestra
--------------------------------------------------------------------------------------------------
O professor Fernando Braz Tangerino Hernandez da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira ministrou a palestra "Tecnologias apropriadas à gestão ambiental" no dia 2 de junho, às 19 horas, como parte da programação da Semana Acadêmica do Meio Ambiente em Ilha Solteira/SP.
Na oportunidade defendeu o uso de informações agrometeorológicas para o planejamento em diferentes segmentos da sociedade, enfocando a irrigação na região noroeste paulista.
Fernando Tangerino apresentou ainda os atuais projetos e serviços disponibilizados pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira que serve como fonte de dados e informações disponíveis a sociedade. Estes dados podem ser obtidos através do Portal CLIMA da UNESP Ilha Solteira, recentemente lançado, que disponibiliza informações climáticas em tempo real e também permite ao Internauta o acesso aos dados em base histórica de vários municípios de nossa região.
O palestrante ressaltou ainda a importância de se ter o monitoramento integrado dos recursos hídricos, sendo a avaliação da disponibilidade e qualidade dos mananciais. Já são quatro microbacias de importância estratégica na região noroeste paulista que são monitoradas mensalmente.
Uma das ferramentas utilizadas para se melhor interpretar os dados climáticos são as ferramentas de CAD. e de SIG - Sistema Geográfico de Informação . Com a utilização destas ferramentas, pode-se gerar mapas temáticos que facilitam a interpretação dos dados e foram apresentados vários exemplos, bem como áreas em que os diferentes profissionais podem atuar baseados em informações climáticas e da qualidade e disponibilidade de água, incluindo a questão da proteção dos mananciais, aplicação de efluentes e licenciamento ambiental.
Diante dos vários cenários apresentados, destacou o Professor Fernando Tangerino de que as "ações de planejamento e interpretação dos recursos hídricos e ambiental devem ser integradas por diferentes profissionais, usando as tecnologias apropriadas, mas sendo de fundamental importância a presença de profissionais cada vez melhor qualificados a ponto de coletar, analisar e disponibilizar informações que sirvam de interesse para a sociedade".
Fonte: Unesp Ilha Solteira/Imprensa
AgroRede, Londrina, 07 de junho de 2011, on line
|