|
|
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
68 DIAS SEM CHUVA E FRIO NO NOROESTE PAULISTA
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sem chover mais de 10 milímetros no noroeste paulista desde 08 de maio, mesmo com a entrada da frente fria, já se conta 68 dias sem chuva. A expectativa baseada nas médias históricas seriam de chover 30 e 20 milímetros, respectivamente em junho e julho.
Sendo assim sistemas de irrigação tem sido utilizados intensamente para repor a água consumida pelas plantas e pela atmosfera, em um processo chamado evapotranspiração.
Na região atualmente
são irrigadas as culturas de feijão, pastagem, feijão, milho, citros e videiras, principalmente.
A evapotranspiração, que é a soma das perdas de água pela evaporação
do solo e pela transpiração das plantas, tem média diária em julho de 3,3 milímetros, segundo dados dos sensores operados pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira. Ontem, quarta-feira, com a chegada da frente fria, a evapotranspiração ficou em 1,6 mm.
FRIO
Nesta quarta-feira foi registrada a menor temperatura deste mês, quando foi registrada às 07:38 horas a temperatura de 11,9ºC, fechando o dia com média de 13,6ºC e a máxima de 16,9ºC.
No ano de 2010, a menor temperatura ocorreu no dia 12 de maio quando os sensores da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira registraram a temperatura de 9,7ºC.
Aliada a temperatura baixa, a umidade relativa média do ar subiu, fechando em 74,4% e aliviando os sistemas respiratórios que sentiam os efeitos da baixa umidade relativa do ar, em julho registrou 11 dias com umidades relativas inferiores a 30% considerada crítica.
A velocidade do vento média ontem esteve em 6,5 km/h com máxima de 24,1 km/hora.
USO EFICIENTE DA ÁGUA
Para o Professor Tangerino, da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira "sistemas de irrigação são utilizados no mundo todo para garantir a sustentabilidade da agropecuária em função da garantia do fornecimento de água para as plantas, tanto no campo, como nas cidades, onde cada vez mais se usa a irrigação para garantir o verde dos gramados e a beleza das cores das flores, mas é importante usar a água de maneira racional e assim o conhecimento da evapotranspiração é fundamental para a aplicação da quantidade adequada de água para as culturas e em especial, nesta época seca, onde há diminuição da vazão dos nossos mananciais".
A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira publica diariamente a resenha climática a partir de http://irrigação.blogspot.com, enquanto que toda a base climática pode ser acessada a partir do canal CLIMA do Portal: http://www.feis.unesp.br/irrigacao/clima.php.
Os dados das condições climáticas do mês de junho estão disponíveis em http://www.agr.feis.uneso.br/clima/ilha_jul10.htm
Artigos técnicos sobre irrigação, agricultura irrigada e clima produzidos pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira estão disponíveis no Portal a partir de http://www.feis.unesp.br/irrigacao/irrigacao.php. As informações são de assessoria de imprensa.
Agrolink, 15 de julho de 2010
|