|
|
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
TEMPERATURA ABAIXO DA MÉDIA, MAS IRRIGAÇÃO NECESSÁRIA NO NOROESTE PAULISTA
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No noroeste paulista, sem chuva, irrigação é necessária, mesmo com temperatura abaixo da média
Em Ilha Solteira, às 05:58 horas, a temperatura do ar era de 18,5ºC e umidade relativa de 91,5%.
Hoje é o início do inverno e o fim do outono e o noroeste paulista já está com 44 dias sem chuva superior a 10 milímetros. A última chuva aconteceu em 08 de maio com apenas 12,5 milímetros.
Ontem (20), os sensores da estação agrometeorológica automática operada pela Ára de Hidráulica e
Irrigação da UNESP Ilha Solteira, registraram a temperatura média de 24,8ºC, máxima de 34ºC e mínima de 16,5ºC. No mês, a temperatura média está em 20,8ºC, inferior a temperatura média histórica de 22,6ºC para junho.
O ano de temperatura média mais alta foi o de 2002, quando a temperatura média ficou em 24,0ºC, enquanto que a menor temperatura média aconteceu em 2006, com 20,6ºC.
A umidade relativa mínima de 22,1% e máxima de 82,4%, exigindo cuidados com a pele, garganta e narinas devido à baixa umidade do ar.
Já a evapotranspiração de referência ontem, estimada por Penman-Monteith, ficou em 3,5 milímetros/dia, acima da média do mês de junho que está em 2,9 mm/dia. Evapotranspiração é a perda de água pela transpiração das plantas e pela evaporação do solo e portanto, a quantidade de água que deve ser reposta pelas chuvas ou pela irrigação, para que as plantas possam exprimir todo o seu potencial produtivo. Cada vez mais valorizado, o paisagismo e campos esportivos, neste caso, para que os gramados e as flores, se mantenham verdes e bonitas, além de garantir o conforto térmico.
O longo período sem chuvas, faz com que os equipamentos de irrigação sejam acionados diariamente. Atualmente as culturas mais irrigadas na região noroeste paulista são milho, feijão, citros, videiras e fruteiras em geral.
Já as chuvas em junho totalizaram apenas 5,1 milímetros, inferior aos 30 milímetros esperados considerando a média histórica desde 1967. Todavia, até o momento choveu 96% do volume previsto até o mês de junho e 54,2% do volume total previsto para o ano.
Agrolink, 21 de junho de 2010
|