|
|
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Professor da Unesp comenta Política Nacional da Irrigação
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lei sobre o tema pode promover e melhorar a agricultura irrigada e o uso eficiente da água
A Política Nacional de Irrigação, depois de 17 anos sendo discutida no Congresso Nacional, foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 11 de janeiro.
Para Fernando Braz Tangerino Hernandez, engenheiro agrônomo e professor titular da Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp de Ilha Solteira, a Política Nacional de Irrigação conta com instrumentos para promover e melhorar a agricultura irrigada e o uso eficiente da água, especialmente entre as pequenas cidades, que, se bem articuladas, podem contar com recursos para investirem na agricultura irrigada!
A Lei Nº 12.787, de 11 de janeiro de 2013, que trata da Política Nacional de Irrigação, pode ser encontrada em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12787.htm
O professor afirma, por exemplo, que existe uma grande necessidade de ampliação das áreas irrigadas no noroeste paulista para fazer frente aos cada vez mais frequentes periodos de seca, com acentuados déficits de água no solo, que derrubam a produção.
Leia artigo de Fernando Braz Tangerino Hernandez em
http://www.unesp.br/portal#!/debate-academico/agricultura-irrigada-e-desenvolvimento/
Ouça Podcast
http://podcast.unesp.br/podirrigar-07022013-podirrigar-agilidade-na-implantacao-da-politica-nacional-de-irrigacao-nos-municipios-acelera-processo-da-efetivacao-dos-projetos-enfatiza-engenheiro-agronomo-da-unesp
Agrolink, 13 de fevereiro de 2013, on line
|