A IRRIGAÇÃO E O USO RACIONAL DA ÁGUA

Fernando Braz Tangerino Hernandez*

A modernização da agricultura passa obrigatoriamente pelo uso de sistemas de irrigação. Esse uso implica necessariamente no conhecimento e compreensão dos elementos inerentes à implantação de projetos de irrigação: cada projeto adequado a uma situação específica visando ao uso racional da água.

A água é um recurso finito porém sua demanda, pode-se dizer, é infinita, ao ponto de já termos pontos de conflito em algumas regiões tradicionalmente irrigantes.

Esses pontos de conflito somente serão minimizados com a disseminação ou democratização de conhecimentos para o irrigante. Para tanto, a ANA - Agência Nacional de Águas - programou e realizou cursos de capacitação em 18 polos de agricultura irrigada, onde a irrigação faz a diferença do ponto de vista sócio-econômico regional e também em algumas regiões do país onde já se detectou a eminência e/ou existência de conflitos em relação ao uso da água, provocados principalmente pela alta demanda de água pela irrigação.

Os cursos, realizados em oito Estados, são focados nos temas "Manejo na Irrigação: como, quando e quanto irrigar?" , e, "Avaliação e Manutenção dos Sistemas de Irrigação" e destinaram-se a irrigantes, gestores, técnicos e estudantes. Em cada local onde o programa atuou foram 4 dias e 32 horas de curso em aulas teóricas e práticas em campo.

No Estado de São Paulo o treinamento aconteceu em Paranapanema onde as grandes áreas irrigadas por pivô central se destaca e promove o fortalecimento da economia da região.

O manejo correto da irrigação e o uso racional da água são, pois, o grande desafio aos irrigantes, pois exigem conhecimento de solo, clima e das culturas, a avaliação e o conhecimento da capacidade dos sistemas de irrigação e a qualidade da distribuição na área irrigada.

* Fernando Braz Tangerino Hernandez, é Engenheiro Agrônomo e Coordenador da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira. Mais orientações: Pod Irrigar, o PodCast da UNESP.

A Notícia, Junqueirópolis, 08 de dezembro de 2012, p. A7.