Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | IRRIGA-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

--------------------------------------------------------------------------------------------------
Caracterização da Agricultura Irrigada na parte superior da microbacia do Córrego do Coqueiro no Noroeste Paulista
--------------------------------------------------------------------------------------------------

CARACTERIZAÇÃO DA AGRICULTURA IRRIGADA NA PARTE SUPERIOR DA MICROBACIA DO CÓRREGO DO COQUEIRO NO NOROESTE PAULISTA

Balber Luty da Silva defende o Trabalho de Graduação em Agronomia.

O trabalho foi desenvolvido na região do noroeste paulista, estando o córrego do Coqueiro situado nos municípios de Urânia, Jales, São francisco e Dirce Reis, na Bacia Hidrográfica do Rio São José dos Dourados, Estado de São Paulo.

A Banca Examinadora formada pelos Professores Doutores Fernando Braz Tangerino Hernandez (Orientador), Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos / Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, João Luiz Zocoler, Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos / Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira e pelo Biólogo, doutorando em Sistemas de Produção Renato Alberto Momesso Franco. Avaliaram o desempenho de Balber Luty que desenvolveu seu Trabalho de Graduação intitulado “Caracterização da agricultura irrigada naparte superior da microbacia do córrego do Coqueiro no noroeste paulista”.

O objetivo deste estudo foi caracterizar a agricultura irrigada na parte superior desta microbacia. Nas saídas de campo foram realizadas avaliações dos sistemas de irrigação e coletas de amostras da água utilizada para irrigação, posteriormente analisadas em seus parâmetros físicos e químicos.
A principal cultura irrigada nesta região é a uva variedade Niagara, com produtividade bem superior à média nacional e apresenta a microaspersão invertida como principal tipo de sistema de irrigação.
As análises mostraram que os parâmetros físicos (sólidos suspensos, sólidos dissolvidos e turbidez) e químicos (pH e condutividade elétrica) apresentaram classificação de baixo a médio potencial de danos ao sistema de irrigação. Em relação à uniformidade de distribuição de água, os sistemas de irrigação apresentaram boa uniformidade, onde o CUC e o CUD apresentaram 82,58% e 78,86% respectivamente, indicando que os sistemas de irrigação apresentam condições de operar com alta eficiência, porém é necessário realizar o manejo da irrigação.

APRESENTAÇÃO
Click nos slides para amplia-los


FOTOS
Click nas fotos para amplia-las



 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria

Projetos e Pesquisas

Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA