|
|
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Monitoramento da qualidade e disponibilidade da água do Córrego do Coqueiro no noroeste paulista para fins de irrigação
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
MONITORAMENTO DA QUALIDADE E DISPONIBILIDADE DA ÁGUA DO CÓRREGO DO COQUEIRO NO NOROESTE PAULISTA PARA FINS DE IRRIGAÇÃO |
Gustavo Cavalari Barboza defende a Dissertação no Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Área de Sistema de Produção em 18 meses.
O trabalho foi desenvolvido com recursos financeiros do FEHIDRO, como parte do Projeto “Monitoramento e Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos para a Irrigação nas Microbacias dos Córregos do Boi, Três Barras e do Coqueiro nos Municípios de Aparecida d´Oeste, Marinópolis, Palmeira d´Oeste, São Francisco, Dirce Reis, Urânia e Jales, na Bacia Hidrográfica do Rio São José dos Dourados, Estado de São Paulo”
A Banca Examinadora formada pelos Professores Doutores Fernando Braz Tangerino Hernandez (Orientador), Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos / Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Sergio Luis de Carvalho, Departamento de Biologia e Zootecnia / Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira e Marilia Candida de Oliveira - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro / Campus de Uberlândia. Avaliaram o desempenho de Gustavo Barboza que desenvolveu sua Dissertação intitulada “Monitoramento da qualidade e disponibilidade da água do córrego do Coqueiro no noroeste paulista para fins de irrigação”, fruto mais de um três anos de monitoramento do manancial.
O objetivo do trabalho foi avaliar a qualidade de água para a irrigação do Córrego do Coqueiro, afluente do Rio São José dos Dourados. Foram georreferenciados cinco pontos ao longo do córrego para coleta de água e medição de vazão durante o período de 2007 a 2009. Os parâmetros avaliados foram: sólidos dissolvidos e suspensos, turbidez, temperatura, pH, condutividade elétrica, ferro total, oxigênio dissolvido, dureza, cálcio, magnésio, coliformes fecais e totais, vazão e descarga sólida total. De acordo com os resultados verificou-se que no ano de 2007 os valores médios de sólidos suspensos e totais, turbidez, ferro total e coliformes foram superiores aos demais períodos. Em sua maioria, as amostras apresentaram classificação de médio a alto risco ao sistema de irrigação localizada para as variáveis sólidos suspensos, ferro total e pH e apresentaram uma tendência de aumento no ponto final do córrego. A condutividade e cálcio apresentaram baixo potencial de danos. Para coliformes fecais e totais os pontos 2 e 3 apresentaram 3% das amostras com alto risco de contaminação, respectivamente. Não houve diferença estatística entre os períodos para os valores médios de vazão. O uso da água do Córrego do Coqueiro pode causar a obstrução dos encanamentos e emissores de sistemas de irrigação localizadas, sendo imprescindível a utilização de sistemas de filtragem, principalmente, se a fonte de captação de água for próxima aos pontos finais do manancial.
APRESENTAÇÃO
Click nos slides para amplia-los
|
FOTOS
Click nas fotos para amplia-las |
|