Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | Irriga-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

Boletim Semanal do Clima

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
AS 10 MAIS DA QUINZENA POR GILMAR OLIVEIRA SANTOS - 15 DE JANEIRO DE 2010
Selecionamos e compartilhamos as 10 melhores fotos obtidas pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em nossas diferentes atividades. Aprecie!
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

As dez mais fotos desta primeira quinzena de Janeiro, teve como idéia principal demonstrar o estado de conservação das Áreas de Preservação Permanente “APP” dos mananciais das quais suas águas são monitoradas pelo Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP campus Ilha Solteira. O bom estado de conservação da vegetação ciliar dos mananciais, favorece as práticas de irrigação, fazendo com que melhore a quantidade e qualidade da água nos mesmos. Confira.

 

Córrego do Ipê: Ausência de mata ciliar e presença de animais (ao fundo), o que acelera o processo erosivo.

  Córrego do Ipê: Vegetação nativa densa e formação de sub-bosque, fazendo com que se atraem animais dispersores de sementes.
     
 
Córrego do Boi: Ausência de área de preservação permanente e presença de solo exposto, o que favorece ao carreamento de partículas sólidas para o percurso dos mananciais.  

Córrego do Três Barras: Presença de mata ciliar e formação de sub-bosque as margens do córrego.

 

     
 
Córrego Três Barras: Percurso do manancial com vegetação formada e formação de sub-bosque.   Córrego Três Barras: Percurso do manancial comprometido devido ao banco de areia “assoreamento”.
     
 
Córrego do Coqueiro: Vegetação ciliar predominante, inibindo o processo erosivo, conseqüentemente a formação de banco de areia “assoreamento”.  

Córrego do Coqueiro: Mata ciliar (à direita) e formação de banco de areia “assoreamento” (à esquerda), o que compromete a vida do manancial e as praticas de irrigação.

     
 

Córrego Valentim – Cinturão Verde: Área de preservação permanente e excesso de material em decomposição “folhas”, servindo como adubo.

 

Córrego Valentim – Cinturão Verde: Carreamento de partículas sólidas dando inicio ao processo erosivo ocasionando o afloramento de raízes, posteriormente a queda das árvores.

Pode-se observar de uma forma geral, os mananciais que são monitorados pelo LHI, apresentaram áreas com bom estado de conservação, porem houve locais em que esta boas maneiras esta ausente, o que implica em complicações futuras em qualidade e disponibilidade de águas futuras.

:: Veja outras fotos na GALERIA da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira

 

ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria

Projetos e Pesquisas

Fotos: as 10 mais

 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária