|
|
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PARTICIPAÇÃO DA ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO NA 4th IWA-ASPIRE - Conference & Exhibition "Toward Sustainable Water Supply and Recycling Systems", Tokyo, Japão
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Professor Fernando Braz Tangerino Hernandez da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira participará de 2 a 6 de outubro de 2011 da 4th IWA-ASPIRE - Conference & Exhibition "Toward Sustainable Water Supply and Recycling Systems", em Tokyo, Japão.
A 4th IWA-ASPIRE - Conference & Exhibition "Toward Sustainable Water Supply and Recycling Systems" é um evento promovido pela IWA - International Water Association e que para esta edição tem como Co-Organizadores o Bureau of Waterworks - Tokyo Metropolitan Government, Bureau of Sewerage - Tokyo Metropolitan Government, Japan Society on Water Environment, Japan Water Works Association e Japan Sewage Works Association e de acordo com os Organizadores o Século 21 é chamado de "a idade da água" e deve-se garantir segurança e abastecimento de água suficiente e criação de ambiente adequado da água tornaram-se questões urgentes em todo o mundo. A região da Ásia-Pacífico, há também, as necessidades de manter e desenvolver seus sistemas de abastecimento de água e de reciclagem, especialmente devido ao aumento da população e à urbanização acelerada. Nestas circunstâncias, o tema principal da 4a. IWA ASPIRE Conferência foi definida como "Rumo ao abastecimento sustentável de água e sistemas de reciclagem.
Nas palavras dos Organizadores: "Acreditamos que esta conferência irá proporcionar grandes oportunidades para especialistas em todos os setores relacionados com a água, incluindo governos, acadêmicos, utilitários e indústrias se reunirem para fazer apresentações e discussões benéficas em vários campos de uma forma atual e ativa na comunicação com as diversas partes envolvidas. Haverá reuniões, sessões de pôsteres e oficinas. Além disso, eventos sociais permitirão que os participantes troquem informações em um ambiente descontraído. A Exposição será realizada no mesmo local e vai apresentar as mais recentes tecnologias, produtos e serviços em uma variedade de áreas, oferecendo excelentes oportunidades para as trocas comerciais".
O Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira apresentará dois trabalhos na Conferência, como resultado das atividades de pesquisa e extensão universitária.
"TOOLS FOR SUPPORT AND TECHNOLOGY TRANSFERENCE FOR IRRIGATED AGRICULTURE" e "BIOLOGICAL VARIABLES OF THE WATERSHEDS IN THE NORTHWEST OF SAO PAULO STATE FOR IRRIGATION PURPOSES" serão apresentados nos dias 4 e 5 de outubro, respectivamente.
No primeiro será mostrada quais as ferramentas e mídias utilizadas pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira para avaliar o uso da água na região noroeste paulista e também para disseminar o conhecimento com o objetivo de modernizar a agropecuária irrigada. Os trabalhos relativos a implantação e utilização da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista também serão apresentados e também como a se une a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira une pesquisa à extensão e extensão à pesquisa e ainda com benefícios ao ensino.
O artigo "BIOLOGICAL VARIABLES OF THE WATERSHEDS IN THE NORTHWEST OF SAO PAULO STATE FOR IRRIGATION PURPOSES" foram desenvolvido em três microbacias cujos córregos são de importância sócio-econômica para os municípios onde eles estão inseridos, porque neles estãos as principais áreas irrigadas deste municipios. São pequenas propriedades que tem na produção de frutas, principalmente uva e hortaliças a grande fonte de renda destes produtores.
Córregos do
Boi e Três Barras contam com Estações de Tratamento de Esgoto - ETE, enquanto que Coqueiro conta com a Estação de Tratamento de Água para abastecer duas cidades, daí o uso conflitivo, seja pela água para irrigar, seja pela água necessária para diluir o esgoto lançado.
A UNESP Ilha Solteira
é pioneira neste tipo de levantamento, ou seja, no monitoramento sistemático da qualidade da água para irrigação em mananciais de pequeno porte. Neste artigo, o objetivo é dar um panorama geral na região, trabalhando com médias de cada corregos e comparando-os, mostrando que o Três Barras seria o mais critico entre eles, considerando todos os cinco pontos de amostragem. Outros trabalhos realizados pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira avaliaram cada trecho do corrego nas demais variáveis.
A UNESP Ilha Solteira monitora mensalmente o Córrego Três Barras desde 2003. Neste trabalho se objetivou traçar um panorama comparativo e fazer um alerta sobre a necessidade ou de tratar melhor a água (muito caro, porque as ETEs tem por objetivo de fazer o tratamento primário, ou seja, diminuir a DBO e aumentar o oxigenio dissolvido para depois fazer o lançamento, ou adequar sistemas de irrigação em situações críticas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
|