POTENCIALIDADE É MAIS IMPORTANTE QUE RÓTULO

Paulo Reis Aruca e
Ílson Colombo de Lima

Estruturar a cidade para atender bem aos visitantes e explorar suas potencialidades com ações que fomentem o setor de Turismo são muito mais importantes que o título de Estância Turística - pleito de Jales junto ao governo do Estado de São Paulo.
A afirmação é do jornalista Jarbas Favoretto, presidente do Conselho Estadual de Turismo, durante o Encontro de Turismo em Jales, realizado anteontem. "Jales já deveria vender o calor humano da boa receptividade e o sol que já está esquentando mais do que no Nordeste", comentou na entrevista coletiva realizada na Casa do Poeta e do Escritor de Jales, no Espaço Cultural "Dr. José Carlos Guisso".
A opinião foi manifestada em resposta à indagação sobre quais as chances que Jales tem de vir a ser reconhecida como Estância Turística, proposta que já tramita na Assembléia Legislativa, por iniciativa do Deputado Estadual Romeu Tuma Júnior. "Não se preocupem com que vocês possam oferecer como cidade de Turismo. Lutem para ser Estância, porque vocês não podem ficar de braços cruzados, mas o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) tem que trabalhar para criar condições que agradem o turista", aconselhou.
Favoretto disse que existem várias cidades que detém título de Estância Turística, mas não é visitada por ninguem. "É preciso que a cidade cuide de ter a condição de merecer o título, o resto vem fácil depois".
Ainda observações do presidente do Conselho Estadual de Turismo, o agronegócio de Jales, que já é forte pode ser explorado também para gerar negócios no Agroturismo. "Assim como nós chegamos aqui já fomos vistiar o vinhedo e ficamos satisfeitos, vocês têm que ter esse retrato de que o turista também vai sentir isso", opinou.
Dentre as suas colocações aos presentes, Favoretto criticou o posicionamento do estado na questão da distribuição de títulos de Estância Turística, classificando o critério como meramente político. "Antes, nós tinhamos estância turística, estância balneária, estância climática...Agora criaram a 'Estância política', reclamou.
Além de Favoretto, etiveram presentes na cidade durante o Encontro de Turismo em Jales, Luís Carlos Carrion, conselheiro de AMITUR (Associação dos Municipios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo), representantes da FHORESP (Federação dos Hotéis, Restaurantes e Similares do Estado de São Paulo), da ABRESI (Associação Brasileira de Jornalistas Especialistas em Turismo).
O grupo, de cerca de 30 profissionais da área, foi recepcionado pelo prefeito em exercício Hilário Pupim, os secretários municipais Wilter Guerzoni, de Cultura, Esportes e Turismo, e Luiz Carlos Floriano, de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio-Ambiente; por representantes do setor de Turismo em Jales, como o presidente do COMTUR, Vítor Abeledos, o diretor regional do FHORESP, Luiz Carlos Rosa Peres, o conselheiro José Shimomura, entre outras lideranças jalesenses.

PROGRAMA
O Encontro de Turismo em Jales foi iniciado por volta das 8:30h, com um café da manhã oferecido aos visitantes no Grandes Lagos Park Hotel. Às 9 horas, a comitiva foi levada para conhecer o complexo de Agroturismo, composto pela Estrada da Uva, a sede da Embrapa e as propriedades do Jataí e da Barra Bonita, onde o grupo conheceu as parreiras da região.
Após parte da comitiva foi recepcionada pelo prefeito Hilário Pupim, e assessores no Gabinete, ato oficial que precedeu a entrevista coletiva que fechou a programação matinal do evento. Às 15 horas aconteceu o debate sobre Turismo, na Câmara Municipal, com a participação de jornalistas.
Para a noite (quando esta edição já estava fechada), estavam programadas a apresentação dos Conselhos de Turismo Estadual, da capital e do interior para a troca de informações, além da apresentação cultural do "Yossa Koi Soran", que precederia o encerramento do evento.
A organização foi da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo (SMECT), Câmara Municipal e Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), com o apoio das FAI - Jales, Associação Comercial e Industrial de Jales, SEBRAE, Projeto Empresarial SAI (Sistema Agroindustrial Integrado).

A Tribuna, Jales, Ano XVII, nº 776, 05 de Outubro de 2003, p. A3



UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA