ROTEIRO DA UVA MARCA INÍCIO DO AGROTURISMO NA REGIÃO


A uva, principal produto agrícola da região de Jales, já pode alavancar o turismo local, com o lançamento do circuito Roteiro da Uva, ontem, no Sindicato Rural de Jales. A inciativa reúne sete proprietários rurais que passam a receber turistas nos sítios. O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Jales será responsável pelo agendamento das visitas. O preço estimado do passeio é de R$ 30. Nele, estão incluidos o café da manhã e o almoço. Na visita às propriedades, o turista vai conhecer o cultivo da uva e de outras frutas da região, como goiaba e manga.
"Além das sete propriedades que estão no roteiro, onde o turista passará o dia, outros quatro sítios também fornecerão produtos, como o vinho artesanal, sucos de frutas, doces, além de todos os tipos de uva produzidos na região, para três postos de comercialização, que ficam no Jales center Hotel e às margens das rodovias que circundam a cidade", explica Evelise de Carvalho, do SEBRAE SP em Votuporanga. Para ela, o lançamento do Roteiro da Uva abre uma nova fonte de trabalho e renda para a região. "Desde o início do ano, estamos implementando o Programa de Desenvolvimento do Turismo Receptivo do SEBRAE SP, em parceria com outro programa da entidade, o SAI Sistema Agroindustrial Integrado.
Os proprietarios rurais passaram por vários treinamentos para a gestão do turismo e pelas oficinas SEBRAETEC de Higiene e Manipulação de Alimentos". Nesta primeira fase do Circuito do Roteiro da Uva, as propriedades que integram o projeto são: Sítio São José, e Ângelo Tondato; Sítio Nishimoto; de sérgio e Katuo Nishimoto; Sítio Yamamuro, de Mário Yamamuro; Sítio Três Irmãos, de Arnaldo Tosta Tanaka e filhos; Sítio Nagata, de Toshiharu Nagata; e Dom Mário, de Mário Noriyoshi Sawada.
A reunião de lançamento do projeto, ontem pela manhã, reuniu autoriadades locais, como o prefeito em exercício Hilário Pupim, o Secretário Municipal da Agricultura, Luiz Carlos Floriano, e outros assessores da administração, o vereador Jediek Zacarias, membros do COMTUR, e representantes da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) de Jales. Após, a reunião, todos foram convidados a integrarem o primeiro passeio às referidas propriedades, para se inteirarem de como será o roteiro.

 
A Tribuna, Jales - SP, Ano XVII, nº 784, 07 de Dezembro de 2003, p. A3.



UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA