Produtores de uva
de Jales promoveram na última quinta-feira, dia 15 de agosto,
no auditório do CEAGESP, em São Paulo, o lançamento
nacional de uma nova marca de frutas, cumprindo uma estratégia
de competitividade no mercado brasileiro de uvas finas.
Uma comitiva de 10 viticultores, representando um grupo de 66 produtores
de uva apresentaram no mercado atacadista a marca do grupo "Projeto
uvas de Jales - Organização Solidária da Produção",
vinculada na marca "Frutas da região dos Grandes Lagos".
Segundo o secretário municipal da Agricultura, Abastecimento
e Pecuária, Luiz Carlos Floriano, o lançamento é
uma nova faze do projeto de associativismo e organização
rural desenvolvido por aquela pasta, iniciado há quase um ano.
"É o reflexo de demandas identificadas no Programa de Revitalização
da Fruticultura", afirma.
Ao todo são 66 viticultores que se dividem em três grupos
menores: um sediado no bairro Jataí, outros nos bairros Matão
e Matãozinho e um terceiro com produtores distribuidores no restante
da zona rural de Jales. "Estes viticultores contam com apoio técnico
exclusivo de um engenheiro agrônomo, dois técnicos agricolas,
uma técnica em administração rural e um agente
de comercialização ligados a Secretária da Agricultura",
conta.
O apoio vai desde visitas semanais a cada uma das propriedades, realização
quinzenal de dias de campo, excursões técnicas, análize
de teor de açúcar das frutas, chegando até a comercialização
da produção. "Os produtores e a equipe técnica
apresentaram aos atacadistas, o produto do grupo, que engloba uvas finas
de mesa, preparadas e apresentadas em embalagens padronizadas, com garantia
de uva madura medida em graus "brix", classificação
do produto em série prata em série ouro (primeiríssima
linha)", enumerou.
O evento, resultado de parceria entre a Secretaria Municipal da Agricultura
e o CEAGESP, através da Dra. Anita Gutierrez, foi inclusive prestigiado
pelo Dr. Antonio Carlos de Macedo, presidente do CEAGESP.
O prefeito em exercício Jediel Zacarias (PMDB), fez questão
de acompanhar o grupo de viticultores. "Empresas parceiras do grupo,
como a Sanivalle e Klabin (fornecedoras de embalagens) enviaram representantes,
apoiando a iniciativa".
Os elogios e a aprovação da iniciativa dos viticultores
foi unânime entre os atacadistas, que justificaram o atual momento
da comercialização de uvas (preços liquidos que
chegaram até R$ 0.50 nas últimas semanas), e indicaram
a proposta deste grupo como o principal caminho de restabelecimento
de seriedade e lucratividade nas negociações entre produtores
e atacadista/distribuidores.
Os primeiros resultados concretos puderam ser observados nos primeiros
lotes que foram descarregados ainda na manhã de quinta - feira,
com o bom fluxo de venda do produto nos vários boxes visitados
e inclusive a efetivação de várias encomendas com
regras claras de padrão de mercadoria e preços.
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