AVALIAÇÃO DE ASPERSORES, DO SISTEMA E MANEJO DA IRRIGAÇÃO

UNESP Ilha Solteira - Área de Hidráulica e Irrigação

Aula Prática - 02 de abril de 2007

Essa aula é realizada na área verde anexa ao Laboratório de Hidráulica e e Irrigação que é dotada de sistema de irrigação com aspersores escamoteáveis tipo sprayhead (Setor e gear-drive (Setores 2 e 4), além de contar com saída independente (Setor 3) e tomadas de pressão para avaliação da perda de carga.

O sistema de irrigação conta ainda com conjunto moto-bomba KSB Etabloc (Meganorm) modelo 32-160.1, diam.176 mm acionado por motor WEG de 7,5 cv, que retira água do reservatório subterrâneo posicionado na área externa do Laboratório de Hidráulica e Irrigação com dimensões de 2,77 x 2,77 x 1,34 (altura útil) ou 1,74 (altura real) metros, portanto com capacidade de 10.282 litros, que é abastecido também pela reciclagem de água utilizada pelos destiladores.

Na aula se avaliou o Setor em funcionamento com o objetivo de reconhecer os efeitos da sobreposição dos jatos dos aspersores, avaliar a qualidade da irrigação representada pelo CUC (Coeficiente de Uniformidade de Christiansen) e UD (Uniformidade de Distribuição) e a capacidade do sistema. Um aspersor isolado também foi avaliado para o dimensionamento de novos sistemas e demonstração do efeito do espaçamento entre eles.

Com a aula o aluno pôde utilizar paquímetro para a determinação do diâmetro do coletor, tranformar mililitro em milímetro e ainda determinar a capacidade do sistema e estimar o tempo de uma irrigação. Também o efeito do vento foi demonstrado com o auxílio dos dados da estação agrometeorológica de Ilha Solteira, com discussaõ sobre os efeitos também da temperatura, umidade relativa, direção do vento e radiação.

Em relação ao manejo da irrigação os alunos aprenderam a idenficar os melhores locais para se instalar tensiômetros, fazer leitura em tensímetros de punção em três profundidades em baterias instaladas na grama e também nas proximidades de uma planta de coco, idenficando os tensiômetros de controle e os de decisão.

Nas aulas práticas subsequentes o aluno aprende a utilizar os dados da avaliação da irrigação, das relações solo-água-planta-atmosfera para se determinar/implantar o manejo da irrigação em duas culturas: pastagem e coco. O controle via atmosfera é feito através da estimativa da evapotranspiração tendo como base os métodos de Penman-Montheith e Tanque Classe A e as variáveis obtidas em Ilha Solteira.

A bibliografia sugerida para esta aula é:
ALLEN, R.G.; PEREIRA, L.S.; RAES, D.; SMITH, M. Crop evapotranspiration - Guidelines for computing crop water requirements. Roma: FAO Irrigation and Drainage, Paper 56, 1998. 297p.
BERNARDO, S.; SOARES, A.A.; MANTOVANI, E.C. Manual de Irrigação. 7a. Edição, Viçosa, Editora UFV, 2005. 611p.
DOORENBOS, J.; KASSAM, A.H. Efeito da água no rendimento das culturas. Campina Grande: UFPB, Estudos FAO Irrigação e Drenagem, n.33, 1994. 306p. (Tradução de H.R. GHEYI).
DOORENBOS, J.; PRUIT, W.O. Crop water requeriment. Roma: FAO, 1975. 159p. (Irrigation and Drainage paper, n.24.)
ELABORAÇÃO de Projetos de Irrigação. Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica. Programa Nacional de Irrigação. 1986.
FARIA, M.A. de; SILVA, E.L. da; VILELA, L.A.A.; SILVA, A.M. da (Editores). Manejo da irrigação. Simpósio do XXVII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, Poços de Caldas: SBEA e Universidade Federal de Lavras, 1998, 368p.
HERNANDEZ, F.B.T. Irrigation Management . Photosynthesis System. On Line
HERNANDEZ, F.B.T. Curso de Capacitação em Agricultura Irrigada , 1, 1999, Ilha Solteira. Ilha Solteira: (1999) UNESP/FEIS - Área de Hidráulica e Irrigação, 1999, 55p.
HERNANDEZ, F.B.T. Anais do Simpósio Internacional de Fruticultura Irrigada , 1, 1998, Jales. Ilha Solteira: (1998) UNESP/FEIS - Área de Hidráulica e Irrigação, 1998, 49p.
HERNANDEZ, F.B.T. et al. Aproveitamento Hidroagricola no Estado de São Paulo - Projeto piloto de conservação dos recursos de solo e água e irrigação coletiva nas microbacias hidrográficas dos córregos Sucuri, Bacuri e Macumã em Palmeira d´Oeste - SP. Ilha Solteira: UNESP / Governo Federal, 2000. 191p. (3 volumes)
HERNANDEZ, F.B.T. et al. Cinturão Verde - Projeto piloto de agricultura irrigada em Ilha Solteira - SP. Ilha Solteira: UNESP / FEPISA, 2000. 85p.
HERNANDEZ, F.B.T.;LEMOS FILHO, M.A.F.; BUZETTI, S. Software HIDRISA e o balanço hídrico de Ilha Solteira. Ilha Solteira, FEIS/UNESP, 1995. 45p. (Série Irrigação, 1).
KELLER, J.; BLIESNER, R.D. Sprinkle and trickle irrigation. New York: Van Nostrand Reinhold, 1990. 652p.

 
CLICK NAS FOTOS PARA AMPLIA-LAS
Gear-drive em ação.
Avaliação da irrigação.
Alunos do curso de Agronomia fazem aula prática da avaliação da irrigação.
Medindo a quantidade de água recolhida no pluviômetro.
É hora de calcular...
E o CUC, está certo? Valor alto, baixo...
... os a irrigação apresenta-se deficitária?
Todos participam...
E mais água no pluviômetro...
Devolvendo o pluviômetro...
Será que está certo?
Nós acabamos e vocês?
Leitura em tensiômetro de punção.
Jean
Jean e Alex
Larissa
Larissa e Jean


UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA