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PERDA DE CARGA
FÓRMULA UNIVERSAL, HAZEN-WILLIAMS E DIÂMETRO DA TUBULAÇÃO

Aula de 27 de setembro de 2010

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Nesta aula prática os alunos em grupos, treinam seus conhecimentos em perda de carga através de três circuitos montados na área externa do Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.

Também tem a oportunidade de conhecerem os elementos de um sistema de irrigação (por aspersâo e localizada) tais como: válvula de pé e crivo, sucção, conjunto moto-bomba, conexões, linha lateral, tubo-gotejadores, aspersores e seus componentes, manômetros e conexões. Em grupo, sob o comando de um lider, os alunos também treinam comando, organização e distribuição de tarefas.

Nesta aula os instrumentos utilizados são: conjunto moto-bomba completo, tubos de pilietileno linear de baixa densidade, emissores (gotejadores e aspersores), manômetros, cronômetros, baldes, provetas, trenas, conexões e tubos de diâmetro maior para direcionamento do fluxo.

A. Circuito 1: Em uma linha de polietileno linear de baixa densidade (PELBD) de 59,05 metros de comprimento e diâmetro interno de 13mm com um aspersor Agropolo NY-25 (bocais verde e cinza, 2,8 x 2,5mm) em sua extremidade e com pressão dada por um conjunto moto-bomba Schneider BCR 2000 (1/4 cv). os alunos devem avaliar a vazão do aspersor (conferir com o catálogo) e calcular a perda de carga pela Fórmula Universal e em seguida medir a pressão na entrada da linha lateral e a pressão de serviço do aspersor e comparar a diferença de pressão com a perda de carga estimada.

B. Circuito 2: Em uma linha de tubo-gotejador modelo Naan TIF confeccionada em polietileno linear de baixa densidade (PELBD) de 60,74 metros de comprimento, diâmetro interno de 13,9mm, gotejadores espaçados em 0,33 metros e com pressão dada por um conjunto moto-bomba Schneider BCR 2000 (1/4 cv). Os alunos devem avaliar a vazão dos gotejadores (comparar com os dados do catálogo) e calcular a perda de carga pela Fórmula Universal e em seguida medir a pressão na entrada da linha lateral e a pressão de serviço do emissor e comparar a diferença de pressão com a perda de carga estimada.

C. Circuito 3: Em uma linha lateral de 40 metros de comprimento de PVC impulsionada por um conjunto moto-bomba KSB/WEG modelo ETABLOC 32-1601 (rotor de 176 mm), potência de 7,5 cv e um aspersor ZE-30 com bocal (5,0 x 7,5 mm) na extremidade, os alunos devem avaliar a vazão do aspersor, medir a pressão na entrada da linha lateral e a pressão de serviço do aspersor (perda de carga) e a partir daí, com o uso da equação de Hazen-Williams, descobrir qual o diâmetro da tubulação enterrada.

 
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