IRRIGA & AÇÃO
Aula prática de 28/06/2008: Montagem do sistema de irrigação paisagística

Notícias da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira


Os alunos da disciplina de Irrigação e Drenagem da UNESP Ilha Solteira do primeiro semestre de 2008 finalizaram as aulas com uma atividade diferente: aulas práticas com sistemas de irrigação normalmente são feitas através de visitas a campo e operação de sistemas de irrigação já montados, mas desta vez a ação necessária.

Com a necessidade da implantação do sistema de irrigação paisagística do Laboratório de Entomologia II, surgiu a oportunidade dos alunos colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso e participarem da implantação do sistema. Este foi o objetivo, reconhecer as características e os conceitos envolvidos em um sistema de irrigação para parques, jardins e campos esportivos e montar todo o sistema, incluindo a parte elétrica e programação do painel controlador do tempo de irrigação e de partida do conjunto moto-bomba.

A área irrigada é de 565m² utilizando aspersão fixos e emissores tipo pop-up, Hunter modelo SRS - tipo sprayhead, ideais para sistemas de irrigação paisagística por não comprometer o visual já que todas as estruturas permanecem abaixo do nível do solo durante o tempo ocioso. Desta forma, maiores danos ao sistema de irrigação devido a operações de manutenção paisagística podem também ser evitados.

A aula prática com a implantação do sistema foi realizada no dia 28 de junho de 2008 e correspondeu a última aula prática do curso, sendo esta opcional para os alunos. A participação e interesse superou as expectativas.

A aula iniciou-se as 8 horas com a apresentação do projeto pelo Prof. Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, que ressaltou os pontos relevante a serem observados na definição do projeto e como seria a atividade. Foram então formados 4 grupos que teriam a missão de montar todo o sistema de irrigação, incluindo a regulagem dos bocais, verificação de eventuais vazamentos e por fim, fechamento das valetas. Apenas as valetas foram anteriormente feitas.

Para auxiliar na aula prática, foram convidados o Engenheiro Agrônomo Mauro Takao Suzuki, Gerente de Obras e Assistência Técnica da IRRIGATERRA, empresa especializada em projetos e implantação de sistemas de irrigação, que fez uma explanação sobre o mercado de irrigação e posteriormente auxiliado pelo Montador Rodrigo, explicaram os detalhes da montagem para os alunos que foram divididos em grupos. Cada grupo ficou responsável pela instalação de uma parte do projeto, dividido em sucção e motobomba, cabeçal de controle automático, linhas de adução e linhas laterais de 5 setores distintos.

Os alunos a princípio aprenderam a interpretar o projeto, identificando e separando os materiais necessários para a execução, sempre apoiados pelo Professor Fernando Tangerino, pelos Engenheiros Agrônomos Mauto Suzuki e Ronaldo Cintra Lima e pelo monatdor Rodrigo e após os grupos iniciaram a montagem das suas respectivos setores.

Na montagem os participantes se depararam com a realidade na implantação de um projeto, os problemas a serem enfrentados, a importância da experiência do montador, a relação material X custo, evitando desperdício. A finalidade dos cálculos realizados em sala de aula, pôde ser confirmada no campo pela necessidade de otimizar o projeto de irrigação.

Por se tratar de um sistema de irrigação que realmente será utilizado, esta aula foi diferenciada das outras por empregar uma carga de responsabilidade e, desta forma, um maior comprometimento dos alunos.

Do ponto de vista do participantes a implantação do projeto foi abrangente a todo o conteúdo do curso, promovendo a familiarização com os materiais e “macetes” que não podem ser aprendidos em sala de aula, além evidenciar detalhes que passam despercebidos na teoria.

Os participantes tiveram contato com uma empresa ativa no mercado, tendo idéia do seu funcionamento e da atuação do Engenheiro Agrônomo especializado nesta área. Outro ponto positivo foi o trabalho em equipe, já que mesmo dividido em grupos, a conclusão do projeto só foi possível com a colaboração e empenho de todos. A satisfação de alcançar bons resultados foi concretizada pelo teste final, onde os alunos puderam presenciar o funcionamento do sistema, o qual cada integrante teve sua participação plena.

A finalização da aula foi feita com a checagem de possíveis vazamentos, totalmente ausentes, regulagem dos ângulos dos bocais, checagem de pressões e a programação do painel controlador.

Tudo certo, o Professor Fernando Tangerino entregou "a chave" do sistema de irrigação ao Prof. Geraldo Papa - responsável pelo Laboratório de Entomologia II - representada pelo manômetro, instrumento utilizado para a verificação da qualidade do sistema de irrigação e ambos convidaram os alunos para um churrasco, onde os grupos com melhor desempenho foram premiados com uma caixa com diferentes brindes.

Vencer os imprevistos, transformar teoria em prática, aprender a trabalhar em equipe resumem a atividade realizada, conferindo ao aluno um importante treinamento para a vida, sendo este um diferencial do futuro profissional.


Texto: Larissa F.R. de Almeida e Jean C.G. da Costa, Bolsistas PROEX.
Fotos: Alex Palombo da Silva e Everaldo Bispo Mariano

 
CLICK NAS FOTOS PARA AMPLIA-LAS
Prof. Fernando Tangerino  instruindo os alunos. Alunos atentos as explicaçoes. Alunos atentos as explicaçoes. Alunos atentos as explicaçoes.
Mauro Takao, gerente de obras da Irrigaterra explicando os de talhes do projeto. Mauro Takao, gerente de obras da Irrigaterra explicando os de talhes do projeto. Prof. Fernado Tangerino dividindo as equipes para a execução do projeto. Formando as equipes.
Prof. Fernando Tangerino dividindo as tarefas.  Mauro Takao, gerente de obras da Irrigaterra auxiliando os alunos na interpretação do projeto. Mauro Takao, gerente de obras da Irrigaterra auxiliando os alunos na interpretação do projeto. como vamos fazer isso?!
Alunos empenhados na interpretação do projeto. Mauro Takao, gerente de obras da Irrigaterra auxiliando os alunos na interpretação do projeto. Montador Rodrigo auxiliando os alunos a separar os materiais necessários. Técnico do Laboratório de Hidráulica e Irrigação Ronaldo Cintra  auxiliando no reconhecimento dos materiais.
Projeto de Irrigação Paisagística do Laboratório de Entomologia II. alunos estudando o projeto. Mauro Takao, gerente de obras da Irrigaterra auxiliando os alunos na interpretação do projeto. Alunos planejando como será a execução do projeto.
Mauro Takao, gerente de obras da Irrigaterra auxiliando os alunos na interpretação do projeto. Vão cantar onde?! Começa a montagem. Agora é só por em prática!
Soldando a tubulação. Técnico Ronaldo Cintra auxiliando os alunos na montagem. Henrique e Paula colocando a "mão na massa"! Discutindo a execução do projeto.
Mauro e Edmar cuidando da automação. Elisandra lixando a tubulação. Valeta das linhas principais e sucção indeterminada. Mauro e Rodrigo, membros da IRRIGATERRA.
Mauro e Edmar explicando como é feita a programação do painel de controle. Alunos atentos as explicações. Mauro e Edmar explicando como é feita a programação do painel de controle. Prof. Geralldo Papa recebendo as instruções do sistema de irrigação.
Mauro e Edmar explicando como é feita a programação do painel de controle. Rafael separando o material necessário. Prof. Fernando Tangerino auxiliando os alunos na interpretação do projeto. Prof. Fernando Tangerino auxiliando os alunos na interpretação do projeto.
Alunos interpretando o projeto. Colocando em prática! Montando as linhas laterais. Equipe responsável pelo cabeçal de controle.
Equipe responsável pelo cabeçal de controle. Laboratório de Entomologia II. Onde vai essa tubulação! José Mário conectando a sucção.
Soldando a tubulação. Soldando a tubulação. Thadeu e José conectando a tubulação. Rodrigo ensinando como deve ser feito.
Thadeu conectando a sucção. Equipe responsável pela sucção. Prof. Fernando Tangerino apoiando a equipe. Thadeu e Elisandra empenhados na montagem.
Prof. Fernando Tangerino explicando sobre a montagem da válvula com solenóide. Thadeu e Elisandra empenhados na montagem. Jean lixando a tubulação. Larissa tirando suas dúvidas com o montador.
Equipe realizando a união de tubulações de diâmetros diferentes. Mauro orientando a equipe responsável pela sucção. Fábio serrando a tubulação. como vamos fazer esse dreno?
Mauro explicando sobre a montagem do aspersor pop-up. Equipe discutindo a montagem. Fábio unindo a linha lateral. Otton lixando a tubulação.
Débora e Otton montando a linha lateral. Mário instalando um aspersor. Mário instalando um aspersor. Equipe instalando um aspersor.
Márcio serrando a tubulação, para instalação de um "T". Fábio serrando a tubulação. Márcio e Paula instalando o "T". Juliana lixando a tubulação.
Equipe instalando um aspersor. Averiguando se a Juliana sabe lixar direito! Montando o dreno. Instalando o dreno.
Instalando o dreno. Márcio unindo o dreno ao último aspersor. Conjunto de válvulas. Instalando o conjunto moto-bomba.
nstalando o conjunto moto-bomba. Larissa explicando como deve ser feito. Márcio serrando a tubulação. Equipe discutindo a montagem.
nstalando o conjunto moto-bomba. Equipe montando a linha lateral. Equipe montando a linha lateral. Aspersor.
abrindo a vala para as linhas principais. Prof. Fernando Tangerino explicando sobre a montagem das válvula com solenóide. Montagem do painel de controle. Cavalete de válvulas e conjunto moto-bomba.
nstalando o conjunto moto-bomba. Fixando a tubulação para o teste. Montagem do painel de controle. nstalando o conjunto moto-bomba.
Discutindo a montagem do cabeçal de controle. Otton soldando a tubulação. Mário fazendo a conexão com a linha principal. registro da bomba.
Larrissa fazendo a união com a linha principal. Mário fazendo a conexão com a linha principal. Ronaldo auxiando na tarefa. equipe responsável pela sucção.
Conectando a sucção. Conectando a sucção. Últimos ajustes das linhas principais. Últimos ajustes das linhas principais.
Montagem do painel de controle. Linhas principais ,sucção e xuleta para a linha de gotejadores. Instalando o bocal do aspersor. Natália limpando a linha lateral.
Instalando o bocal do aspersor. Limpeza da linha através do dreno. Aspersor em funcionamento. Prof. Fernando Tangerino ensinando como regular os aspersores.
Fixando o aspersor. Aspersor em funcionamento. Equipe observando o funcionamento do aspersor. Juliana regulando o aspersor.
Installando o bocal. setor em operação. setor em operação. Alunos orgulhosos pelo funcionamento.
Entrega da chave do sistema de irrigação. Toda equipe responsável pela montagem, fazendo a entrega do sistema ao Prof. Geraldo Papa. Toda equipe responsável pela montagem, fazendo a entrega do sistema ao Prof. Geraldo Papa. Prof. Tangerino Fazendo a entrega .
  Prof. Tangerino Fazendo a entrega . Entrega do prêmio as equipes de destaque.