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Os
alunos da disciplina de Irrigação e Drenagem da UNESP
Ilha Solteira do primeiro semestre de 2008 finalizaram as aulas
com uma atividade diferente: aulas práticas com sistemas de irrigação
normalmente são feitas através de visitas a campo e operação
de sistemas de irrigação já montados, mas desta
vez a ação necessária. A área irrigada é de 565m² utilizando aspersão fixos e emissores tipo pop-up, Hunter modelo SRS - tipo sprayhead, ideais para sistemas de irrigação paisagística por não comprometer o visual já que todas as estruturas permanecem abaixo do nível do solo durante o tempo ocioso. Desta forma, maiores danos ao sistema de irrigação devido a operações de manutenção paisagística podem também ser evitados. A aula prática com a implantação do sistema foi realizada no dia 28 de junho de 2008 e correspondeu a última aula prática do curso, sendo esta opcional para os alunos. A participação e interesse superou as expectativas. A
aula iniciou-se as 8 horas com a apresentação do projeto
pelo Prof. Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, que ressaltou os pontos
relevante a serem observados na definição do projeto e
como seria a atividade. Foram então formados 4 grupos que teriam
a missão de montar todo o sistema de irrigação,
incluindo a regulagem dos bocais, verificação de eventuais
vazamentos e por fim, fechamento das valetas. Apenas as valetas foram
anteriormente feitas. Os alunos a princípio aprenderam a interpretar o projeto, identificando e separando os materiais necessários para a execução, sempre apoiados pelo Professor Fernando Tangerino, pelos Engenheiros Agrônomos Mauto Suzuki e Ronaldo Cintra Lima e pelo monatdor Rodrigo e após os grupos iniciaram a montagem das suas respectivos setores. Na montagem os participantes se depararam com a realidade na implantação de um projeto, os problemas a serem enfrentados, a importância da experiência do montador, a relação material X custo, evitando desperdício. A finalidade dos cálculos realizados em sala de aula, pôde ser confirmada no campo pela necessidade de otimizar o projeto de irrigação. Por se tratar de um sistema de irrigação que realmente será utilizado, esta aula foi diferenciada das outras por empregar uma carga de responsabilidade e, desta forma, um maior comprometimento dos alunos. Do
ponto de vista do participantes a implantação do projeto
foi abrangente a todo o conteúdo do curso, promovendo a familiarização
com os materiais e “macetes” que não podem ser aprendidos
em sala de aula, além evidenciar detalhes que passam despercebidos
na teoria. Vencer os imprevistos, transformar teoria em prática, aprender a trabalhar em equipe resumem a atividade realizada, conferindo ao aluno um importante treinamento para a vida, sendo este um diferencial do futuro profissional.
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