|
|
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Noroeste Paulista sofre os efeitos de mais de cem dias sem chuvas e UNESP participará do Inovagri International Meeting que discutirá a agricultura irrigada e a resiliência à extremos climáticos
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Em 2016 em média, a região Noroeste Paulista registrou 76 dias sem chuvas e este ano, foram 87 dias sem chuvas quando nos dias 17 e 18 de agosto, volumes médios de chuvas de 47 mm interromperam a contagem do período de seca na região. De acordo com o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez - Coordenador da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, "as chuvas de agosto foram suficientes para recompor o armazenamento da água no solo ao nível da profundidade efetiva média das raízes da principais culturas cultivadas na região e esta água se esgotaria em torno de 10 dias considerando a época do ano se novas chuivas não viessem".
A região Noroeste Paulista registrou elevação de temperatura e a escassez das chuvas e com isso foram registradas as mais elevadas taxas de evapotranspiração do ano, com média a partir de 18 de agosto de 2017 até agora de 4,8 mm/dia de evapotranspiração de referência na região, com pico de 7,8 mm/dia no dia 13 de setembro de 2017 em Pereira Barreto e com frequência grande de taxas maiores que 6,0 mm/dia. Em setembro, a média histórica esperada é de 4,5 mm/dia e estamos com 5,2 mm/dia, exigindo o uso de sistemas de irrigação para a produção de milho e feijão, principalmente. Pomares de citros, videiras e pastagens também são irrigadas nesta época.
Chuva irregular
O monitoramento climático feito pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira através da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista com dados disponíveis no Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira mostrou "novamente a irregularidade das chuvas, no tempo e no espaço, resultando em um cenário que impõe restrições ao desenvolvimento de diferentes atividades econômicas", como destaca o Professor Dr. Fernando Tangerino.
Em Populina foi onde mais choveu em 2017, com um volume total de 1.004 mm até o momento, o que representa 83% do esperado, mas está há 129 dias sem chuvas maiores que 10 mm, enquanto que em Sud Mennucci foi registrado o menor volume de chuvas, apenas 640 mm, ou 51% do esperado, estando há 41 dias sem chuvas.
De acordo com o Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira as chuvas previstas historicamente para os meses de agosto e setembro na região Noroeste Paulista são de 30 e 74 mm, respectivamente, mas em 2017 foram registrados em média 47 mm em agosto e nenhuma chuva em setembro, enquanto que em 2016 foram 78 mm em agosto e 40 mm em setembro. De maneira geral, o volume médio acumulado de chuvas em 2017 até agosto é de 841 mm, exatamente o esperado com base nos registros históricos e representam 67% do esperado, mas o problema segundo o Professor Fernando Tangerino, "está na irregularidade e não no total, o que exige investimentos e ações para mitigar ou desenvolver a resiliência à estas situações extremas se desejamos sucesso na atividade de produzir alimentos, quando se trata de analisar os efeitos da seca no campo".
Inovagri International Meeting
Neste cenário que se repete a cada ano, mudando a intensidade, no campo são feitos investimentos em sistemas de irrigação que garantem a sustentabilidade e a segurança hídrica para o negócio de produzir alimentos, investimento que traz também oportunidades e desenvolvimento sócio-econômico à municípios e regiões e os mais renomados especialistas em agricultura irrigada do Brasil e do exterior estarão reunidos em Fortaleza a partir do dia 2 de outubro de 2017 no Inovagri International Meeting e XXVI CONIRD - Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, quando será discutido o estado da arte da irrigação e do uso da água na agricultura. Produzir mais com menos água, incremento da eficiência da irrigação, sistemas de irrigação e ainda as empresas que mostrarão suas técnicas para aumentar a lucratividade no campo deste que é o maior e mais complexo evento da agricultura irrigada da América Latina. São esperadas mais de 700 pessoas, desde estudantes até profissionais.
UNESP participará
A UNESP estará presente no Inovagri International Meeting e XXVI CONIRD - Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, com Professores e alunos de Ilha Solteira, Botucatu e Jaboticabal. Da UNESP Ilha Solteira, o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez participará ministrando no dia 2 de outubro sua palestra na 2a. Mesa Redonda “Utilizando extensas coleções de dados meteorológicos, de solo, de uso da terra e imagens de satélite no Google Earth Engine para determinação da evapotranspiração e tomada de decisão de irrigação” quando mostrará como a estrutura de monitoramento climático financiada pela FAPESP e o sensoriamento remoto se configuram em uma poderosa ferramenta para a gestão hídrica e para a pesquisa aplicada e usará a região Noroeste Paulista e os trabalhos da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira para ilustrar isso, enquanto estudantes de Graduação e Pós-Graduação sob sua Supervisão apresentarão nove artigos científicos desenvolvidos na região e que acreditam que podem e devem ser usados como ferramentas de aumento da eficiência do uso da água na agricultura e a modernização no campo.
Blog do Patricino Nunes, 28 de agosto de 2017
Jornal Dia a Dia, 1 de setembro de 2017
|