Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | IRRIGA-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

--------------------------------------------------------------------------------------------------
Com prática de avaliação de pivô central, é encerrado o primeiro dia do curso de Avaliação de Sistemas de Irrigação promovido pela ANA, INOVAGRI e UNESP
--------------------------------------------------------------------------------------------------

Encerrou  no começo da noite o primeiro dia do Curso "Avaliação de Sistemas de Irrigação" que é uma realização da Agência Nacional de Águas (ANA), do Instituto Inovagri. e da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.

Hoje, o curso iniciou no período da manhã com a parte teórica. De início os participantes receberam as boas vindas do Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, junto ao Professor Dr. Mauricio Augusto Leite, chefe do Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos (DEFERS). Em sequência, foi realizada a abertura do evento, cujo o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez iniciou falando do programa de treinamentos da ANA / INOVAGRI, a agricultura irrigada no noroeste paulista, crise e segurança hídrica, atuação da UNESP Ilha Solteira e por que avaliar sistemas de irrigação.

Em seguida, Vitor Trinca falou sobre a democratização do conhecimento, a informação e o apoio à agricultura irrigada realizado pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira. Logo após, o Professor Fernando Tangerino fez um panorama sobre a avaliação e sistemas de irrigação expondo os conceitos e aplicações.

O curso proporcionou para maior integração o almoço coletivo e na parte da tarde as atividades foram realizadas no Sítio Ideal, em Pereira Barreto, sendo recebidos pelo proprietário Edson Namiki, que acabou de colher feijão e prepara a sua área para novo plantio, agora de milho e que permitiu realizar a parte prática do curso sob seu equipamento pivô central. Em um primeiro momento, o Prof. Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, explanou sobre como funciona, na prática, o método de avaliação do Coeficiente de Uniformidade, respeitando as características do equipamento de irrigação.
Em seguida, foi a hora dos participantes colocarem a "mão na massa". Em conjunto com a equipe da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, foram distribuídos os coletores na área, e foram aferidos os volumes de água que chegariam ao solo, ou seja, a lâmina líquida.

Os participantes do curso depois de terem na parte da manhã toda a base teórica lecionada pelo Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez puseram a mão na massa, ou melhor nos coletores e segundo Caio Shiroto "viram realmente a diferença entre ter teoria e a sua aplicação na prática, visto que percebemos alguns erros metodológicos e sob  a devida orientação, pudemos corrigir a tempo de encerrar com grande aprendizado os ensinamentos".

Com os coletores formando um linha longitudinal à área irrigada pelo pivô central foi a vez ligar o equipamento e aferir a uniformidade da distribuição da água ao longo dos 56 hectares. Também a pressão foi checada. Enquanto se irrigava, o Engenheiro Agrônomo Marcelo Akira Suzuki fez uma explanação dos detalhes do equipamento pivô central e do mercado de irrigação no oeste paulista, relatando as dificuldades relativas ao licenciamento ambiental e montagem da infra estrutura para receber o sistema pivô central e ainda abordou as inovações tecnológicas, especialmente as relativas à automação e controle via celular do equipamento pivô central.

Já o Professor Fernando Tangerino destacou a importância do atendimento regionalizado à agricultura irrigada, "empresas de irrigação devem ser regionais, atendendo no máximo à um raio de 250 km para que haja uma adequado atendimento com o comprometimento da empresa com o irrigante".

Ao final, o Produtor de Alimentos Edson Namiki foi presenteado pelo Engenheiro Agrônomo Marcelo Akira Suzuki da Irrigaterra com um pivô central de cristal, uma réplica do pivô central instalado na propriedade e o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez agradeceu a participação de ambos pedindo uma salva de palmas como reconhecimento pela tarde em que os 30 participantes puderam aprender na prática como avaliar sistemas de irrigação com a finalidade de melhorar a eficiência do uso da água.

O curso de Avaliação dos Sistemas de Irrigação segue amanhã a partir das 8 horas  com práticas de avaliação de um sistema de irrigação localizada operando em mamão e citros na Fazenda Recanto da Onça, em Rubinéia e depois na Fazenda Laranja Azeda, em Pereira Barreto, onde um sistema de irrigação por aspersão em malha, irrigando pastagem será avaliado.

Blog do Patrício Nunes, 5 de agosto de 2016.

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria

Projetos e Pesquisas

Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA