Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | Irriga-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Chuvas com volume acima do esperado e temperaturas baixas para setembro no noroeste paulista
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Professor Fernando Tangerino, conselheiro do GIFC , recebe na Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira, os diretores da Empresa ENALTA, um dos fortes parceiros do GIFC. Como sempre trabalhando para Inovação para Áreas Irrigadas. Inovação e TecnoCom sete dias de chuvas calmas e ininterruptas no noroeste paulista e que em Ilha Solteira acumulou 90 mm, as temperaturas ficaram amenas é o que se observa no Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira em http://clima.feis.unesp.br, onde o Internauta pode acompanhar toda a variação do tempo no noroeste paulista com atualização a cada cinco minutos.

Tão perto, mas Paranapuã continua a liderar o ranking de maior volume de chuvas acumulados no ano e no mês, em setembro com 110 mm, enquanto que Populina lidera o ranking de menor volume de chuvas com apenas 78 mm. Na média o noroeste paulista acumula em setembro 95 mm, ótimo para o mês de setembro e ajudará no propósito de aumentar o nível das represas de Ilha Solteira e Três Irmãos. O Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernadez, da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira destaca que "apesar dos ventos fortes registrados na região, as chuvas vieram em baixa intensidade, favorecendo a infiltração plena e a recarga do lençol freático. E como chegou acima da média histórica esperada e ainda com redução da taxa de evapotranspiração, os benefícios para a agropecuária se potencializaram e assim estas chuvas após o feriado de 7 de setembro foram muito bem vindas por todos".

A Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista também registrou ventos fortes no dia 11 de setembro de 2015 que trouxeram transtornos e queda de árvores em vários pontos de Ilha Solteira que teve o máximo de 44 km/hora às 5:31 horas com ventos vindos de noroeste. Na região, Pereira Barreto (Estação Santa Adélia) liderou com ventos também de noroeste às 5:47 horas chegando a 48 km/hora e ainda em pleno setembro, Populina registrou temperatura de 14,6ºC, Pereira Barreto 37,5ºC e a média das temperatura mínimas e máximas oscilou entre 18,3ºC e 31,6ºC, como mostra o Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira, Foi uma semana realmente diferente!

Segundo dados do Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira, no mês de setembro de 2015, as taxas de chuva acumulada no noroeste paulista já está em média de 95 milímetros, ou seja, em, em apenas sete dias choveu 35% a mais que era esperado para todo mês de setembro segundo a média histórica do noroeste paulista que é de 71 milímetros.logia.



Com a chegada da chuva, as temperaturas caíram, registrando a menor média de 22,3º C no município de Populina e a maior média na estação Santa Adélia localizada em Pereira Barreto com 23,2º C. Antes das chuvas as temperaturas no mês de setembro estavam registrando em média 26º C em todo noroeste paulista.


Canal da Cana, 15 de setembro de 2015.

 

 

 

 

 

 

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria
Projetos e Pesquisas
Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA