FURNAS PROTEGE NASCENTES EM MINAS


          Furnas Centrais Elétricas intensificou o apoio aos municípios onde nascem ou passam rios que integram as bacias hidrográficas dos rios Grande, Verde e Sapucaí, que alimentam o lago da Usina de Furnas (MG).
          Em parceria com o governo do estado e prefeituras locais, a Empresa constrói estradas, sistemas de drenagem para o escoamento das águas da chuvas, pontes, realiza dragagem e limpeza dos rios e estudos de contenção de encostas. As ações já realizadas em 38 municípios da região, objetivam proteger os mananciais, reduzir os níveis de erosão das margens e assoreamento dos rios garantindo a qualidade e quantidade das águas afluentes.
          O projeto de Atendimento da Superintendência de Empreendimentos de Geração de Furnas é estratégico porque é a partir da água que abastece o reservatório que é gerada a energia da cinco usinas da Empresa - Furnas, Mascarenhas de Moraes, Luiz Carlos Barreto de Carvalho, Porto Colombia e Marimbondo, responsáveis juntas por 5552 MW, mais da metade da potência instalada de Furnas.

Municípios Lindeiros

          Entre as obras nas cidades banhadas pelo lago de Furnas - Municípios Lindeiros - destacam-se o asfaltamento dos 27 Km da Estrada Guapé-Ilicínia; a constução da ponte sobre o vertedouro do dique no município de Boa Espernça; a formacão de lago e praia artificial possibilitando a exploração turística, em Campo do Meio, onde também foi construida a sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepionais - APAE. em três Pontas, a Empresa recuperou o cais do distrito de Pontalete e 25 Km de estradas vicinais de acesso ao lago.
          O apoio de Furnas aos municípios da região foi decisivo durante a enchente nas cabeceiras dos rios grande, Verde e Sapucaí, em janeiro de 2000, que resultou na inundação de Itajubá e região. 
          Em uma ação emergencial de recuperação de vias e remoção de vias e remoção de detritos, Furnas aplicou mais de R$ 300 mil nas cidades de Itanhandú, Lambari, Liberdade, Carvalhos, Aiuruoca, Conceição do Rio Verde, Passa Quatro, Pouso Alto, Delfim Moreira, Itajubá e São Lourenço.
          O Projeto de Atendimento da Superintendência de Emprendimentos de Geração de Furnas é realizado em dezenas de outros municípios próximos às bacias hidrográficas que alimentam os reservatórios das usinas da Empresa.

Nascentes na Serra da Mantiqueira

          Nos municípios próximos à serra da Mantiqueira, onde nascem os principais rios que desaguam no reservatório de Furnas e em outras cidades situadas nas bacias hidrográficas da região, a Empresa realizou nos últimos cinco anos mais de 60 obras, que consumiram investimentos da ordem de R$ 16 milhões.
          Além das obras de engenharia civil, a empresa também investe em projetos sociais nos minicípios que se comprometem em preservar os mananciais. Em Liberdade, uma das cidades banhadas pelo rio Grande, Furnas está construindo, em convênio com o departamento de Estradas e Rodagem-MG, a Estrada Liberdade-Bocaina. A colocação de bueiros e pontes em uma extensão de 24 Km evitará o assoreamento do rio após inundações. A PM do município também recebeu, como doação da Empresa, um veículo, computador e impressora.
          Em Aiuruoca, por onde passa o rio Aiuruoca, que também alimenta o reservatório, Furnas doou para a Polícia Florestal duas canoas de alumínio e um motor de popa, usados na fiscalização do meio ambiente, e microcomputador.

 

Café do Brasil, Varginha, Ano IV, 16 a 28 de Fevereiro de 2001, p. 08-09. 

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA