Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | IRRIGA-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

--------------------------------------------------------------------------------------------------
Clima Produtivo
--------------------------------------------------------------------------------------------------

Informações climatológicas do noroeste paulista auxiliam agricultores e pesquisadores

Agricultores, pesquisadores e outros profissionais que atuam na região noroeste do Estado de São Paulo possuem um serviço privilegiado de informações – como, por exemplo, temperatura, umidade relativa do ar e chuvas -, oferecido pela Área de Hidráulica e Irrigação (AHI), da Unesp de Ilha Solteira.

“Mais de 4 mil hectares de culturas na região são irrigados com base nas informações que oferecemos”, assinala o coordenador da AHI e docente do Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos da Faculdade de Engenharia (FEIS), Fernando Braz Tangerino Hernandez. Entre as culturas beneficiadas estão plantações de soja, milho, feijão, laranja, limão e cana, além de pastagens.

Tangerino enfatiza que as informações agrometeorológicas estão disponíveis principalmente por meio do Canal Clima da Unesp Ilha Solteira. O material informativo do Canal baseia-se em dados provenientes da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, formada por oito estações automáticas instaladas nos municípios de Ilha Solteira, Marinópolis, Populina, Paranapuã, Itapura, Pereira Barreto e Sud Mennucci.

O Canal Clima é um dos vários recursos para divulgação de informações para os internautas, disponibilizados pela Unesp de Ilha Solteira e integrados ao Projeto Proex de Extensão Universitária “Planejamento e gerenciamento hidroagrícola e ambiental”. Outros recursos oferecidos são o Canal da Irrigação; a Moderação do Irriga-L – Grupo de Discussão em Agricultura Irrigada; além do Blog, do Canal no Youtube e da Fanpage no Facebook, além do Pod Irrigar, que é produzido pela Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp e tem o Professor Tangerino e convidados como fontes de informação. Esses diferentes canais de comunicação receberam, em 2014, uma média de 1.800 visualizações de páginas diárias.

EVAPOTRANSPIRAÇÃO
Entre os produtos e serviços oferecidos pelo Canal Clima está a estimativa da evapotranspiração, que indica a perda de água do solo por evaporação e pela transpiração da planta para a atmosfera. A estimativa permite determinar o volume e o momento correto de irrigação. “Em termos de irrigação, o excesso ou a falta de água pode ser prejudicial à plantação”, argumenta Tangerino. O docente ressalta que as informações sobre evapotranspiração são calculadas e divulgadas a cada hora e os dados climatológicos, a cada 5 minutos.

O Canal Clima fundamenta-se em um grande banco de dados climáticos, servindo também como subsídio para pesquisadores da Unesp e de outras instituições. Ele divide-se em três núcleos de busca e acesso. No primeiro, é possível definir uma estação agrometeorológica e acompanhar em gráficos e tabelas tudo o que acontece na área em que ela se localiza; no segundo, o internauta acessa toda a base histórica e pode fazer comparações entre as variáveis climáticas e ainda cálculos no banco de dados; finalmente, no terceiro, é possível o acesso a produtos como gráficos e mapas de acompanhamento em tempo real de todas as estações e as principais variáveis climáticas, como temperatura, umidade do ar, radiação global e líquida, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento, além da evapotranspiração. “O Canal Clima, que recebe por volta de 500 visualizações diárias, permite aos usuários acessar informações agrometeorológicas de forma gratuita e livre, ou seja, sem a necessidade de uma autorização prévia”, informa Tangerino.

De acordo com o professor, no campo da pesquisa, a AHI deverá instalar em breve novos equipamentos para medir com maior precisão a transferência de água da cultura para o ambiente. “Isso permite a calibragem e a aferição dos modelos utilizados para calcular as demandas de água pelas culturas”, explica.

JORNAL UNESP, Ano XXXI, Número 316, Novembro 2015.
CRUESP, 19 de novembro de 2015.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria

Projetos e Pesquisas

Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA