Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | Irriga-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Evento internacional em Campinas discute agricultura
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O jornal Correio Popular de Campinas em matéria sobre o  International Workshop "Strengthening Weather and Climate Services in a Sustainable Agriculture and Climate Change Perspective through Communication and Dissemination" destaca trecho da palestra do professor Fernando Braz Tangerino Hernandez, entre outros palestrantes:

"A importância do evento está tanto na alimentação de modelos, que vai olhar para o futuro, usando dados do passado, para aplicar no presente, como para entender osu se previnir."
Fernando Braz Tangerino Hernandez

Professor da Faculdade de Engenharia da Universaidade Estadual Paulista (Unesp)

"O instituto (Nacional de Metereologia) nasceu dentro do Ministério da Agricultura, área que passou a ser muito importante por poder ajudar esse setor. A aplicação desse conhecimento é muito importante."
Antonio Moura
Diretor-geral do Inmet e representante permanente da WMO no Brasil

"É um evento de extrema importância não só para o futuro, mas para o presente."
Álvaro Cotomacci
Vice-cônsul da Itália em Campinas

"Campinas sempre foi um polo econômico gerador de tecnologia nessa área, de desenvolvimento e aprimoramento nos grãos e vários outros produtos."
José Afonso Bittencourt
Secretário municipal de desenvolvimento econômico e social

O workshop "Meteorologia para uma agricultura sustentável", será realizado nesta segunda-feira (7) e terça-feira, a partir das 8h30, no Hotel Vitória, para discutir as lavouras em um cenário de mudanças climáticas em evolução acelerada. O foco também estará voltado para a comunicação como ferramenta para uma rápida disseminação de informações essenciais, divulgação de aperfeiçoamentos tecnológicos e melhoria de ações. O evento terá participação de autoridades e professores universitários de diversos países que irão se reunir em Campinas.

Entre eles, está o ministro de Meio Ambiente, Terra e Mar da Itália, Corrado Clini, a secretária de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi, o diretor-geral do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e representante permanente do Brasil para a Organização Mundial de Meteorologia (OMM), Antonio Divino Moura, o diretor da divisão de Meteorologia Agrícola da OMM, Robert Stefanski, o secretário de Recursos Hídricos do governo do Estado de São Paulo, Rogério Meneses, e outros especialistas renomados.

Serão quatro mesas de discussão ao longo dos dois dias. Os temas que serão colocados em pauta são: "Introdução aos Produtos e Serviços Meteorológicos e a importância para uma agricultura sustentável" ; "Apoiando as Atividades e Serviços Agrometeorológicos"; "Sistema de Redes Climáticas de Apoio para o Fornecimento de Serviços e Produtos" e "Sistemas de Apoio à Decisão para Serviços Agrometeorológicos - Importância e Exemplos para Diferentes Plantações e Usuários".

Para o diretor da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag), Orivaldo Brunini, não será apenas a segurança alimentar o ponto a ser discutido, mas sim a segurança hídrica. Ele explicou que, nos próximos 50 anos, esse deve se tornar o principal problema não só para a Região Metropolitana de Campinas (RMC), o Estado de São Paulo ou Brasil, mas para o mundo todo. "Há estudos para 'tolerância seca', preservação de recursos hídricos, manejo de mananciais adequados para se evitar assoreamento e perda de água potável. É preciso estar atento à forma como o processo urbanístico pode afetar a reserva de água de outros sistemas de toda uma região. Se fala muito em segurança alimentar, mas já começa a se falar muito também na segurança hídrica", afirmou.

O empresário e presidente do Brasilinvest, Fernando Garnero, que apoia o evento, falou da relevância da meteorologia para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável. "Teremos aqui grandes especialistas do mundo todo. O Brasilinvest apoia essa ideia por entender que as ideias e metas para este tema devem sair daqui de Campinas, pois entendemos que é aqui que deve funcionar o centro nervoso de debate sobre sustentabilidade no País. Ao final, será produzido um documento final com opiniões e diretrizes para se ter uma agricultura mais produtiva e sustentável, não só em Campinas, mas no Brasil todo e até fora", disse Garnero.

De acordo com Brunini, nos últimos 20 anos, se verificou um deslocamento da estação chuvosa no Estado de São Paulo e é preciso avaliar se trata de um processo contínuo ou apenas uma variabilidade climática. No evento ele irá apresentar estudos das consequências que isso pode ter. "O workshop é importante para trazer ferramentas e ações que ajudem como levar informações para o produtor rural para que ele possa desenvolver uma agricultura sustentável tanto no cenário climático atual como no de mudanças." O evento, com início às 8h30, tratará de temas ligados à meteorologia, clima, comunicação, tecnologia e sustentabilidade, tem o apoio do Fórum das Américas, do Ministério de Ambiente, Terra e Mar Italiano, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), do Fundag e Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e do Grupo RAC.

Correio Popular, 8 de maio de 2012.

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria
Projetos e Pesquisas
Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA