PROJETO NEPAE DESENVOLVIDO
EM ILHA SOLTEIRA É EXPOSTO
NA ESPANHA


 
A UNESP de Ilha Solteira participou de um congresso internacional em Madri, Espanha, onde apresentou o Projeto de Alvenaria Estrutural.
A Universidade é uma das principais entidades de ensino a fazer o estudo desse tipo de estrutura, de modo a objetivar-se na minimização dos custos para a construção de prédios de até dez andares, além do fato de ser ecologicamente correta, ou seja, não causa danos maiores à natureza.
A alvenaria estrutural é amplamente conhecida entre os engenheiros civis como um dos métodos construtivos mais baratos para construção de prédios de apartamento até dez andares.
Este método alcança uma redução de custo entre 30 a 40% do valor total da obra. "Em S.J.do Rio Preto, 9 entre 10 deste tipo de obra são realizadas em alvenaria estrutural" comenta o Eng. Almeraldo Del Pino que trabalha nesta região. Outro fato importante é que a Alvenaria Estrutural não traz prejuízos à natureza, pois despensa o uso de formas de madeira para confecção de pilares e vigas.
Todos esses fatores somados com um "know-how" o Prof.
Jefferson Camacho, há mais de dez anos trabalhando nesta área, uniu-se à iniciativa dos alunos do curso de pós-graduaçào de engenharia civil da FEIS, para criar o Núcleo de Estudo e Pesquisa da Alvenaria estrutural (NEPAE), procurando através de pesquisas um melhor entendimento deste tipo de estrutura. "Outra finalidade do NEPAE é manter uma base de dados contendo obras literárias e teses a este respeito para atender pesquisadores de todo o Brasil. As informações podem ser encontradas na home-page www.feis.unesp.br/dec/nepae", explica o Eng. Civil e pesquisador do NEPAE, Rodrigo P. Andolfato. Além deste tipo de informação é possível que outros pesquisadores acompanhem as últimas pesquisas realizadas, que estão em contínua atualização. "Segundo o pesquisador, o NEPAE planeja realizar cursos e palestras a este respeito, bem como oferecer treinamentos. Se, por exemplo, uma associação de engenheiros quiser promover uma semana de cursos em sua cidade, basta entrar em contato com o NEPAE, completa.
O NEPAE levou recentemente o nome da cidade para um congresso em Madri, Espanha, onde o pesquisador
Rodrigo, juntamente com o professor Jefferson, apresentaram dois trabalhos. Comenta o pesquisador, "Estamos disponibilizando junto à prefeitura uma verba para ampliação de nosso laboratório onde o NEPAE terá todas as condições necessária para exercer suas pesquisas e assim se tornar um dos maiores centro de pesquisa do mundo nesta área" concluiu.
 

Diário, Ilha Solteira, 10 de agosto de 2000, p. 8