Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | IRRIGA-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

--------------------------------------------------------------------------------------------------
NECESSIDADES HÍDRICAS DO FEIJOEIRO IRRIGADO NO NOROESTE PAULISTA
--------------------------------------------------------------------------------------------------

LARISSA GODARELLI FARINSSI

30 de julho de 2018

Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Área de Concentração: Manejo do solo e uso da água.

Nível: Mestrado - Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - FEIS

Período: 22 de agosto de 2016 a 30 de julho de 2018

Dissertação: NECESSIDADES HÍDRICAS DO FEIJOEIRO IRRIGADO NO NOROESTE PAULISTA

Defesa: 30 de julho de 2018, às 08:00 horas, no Anfiteatro do DEFERS - Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos - UNESP Ilha Solteira.

Orientador:
Prof. Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez (Orientador), Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos / Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira

Banca:
1. Prof. Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez. Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos da UNESP Ilha Solteira.
2. Prof. Dr. Ricardo Antonio Ferreira Rodrigues. Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos da UNESP Ilha Solteira.
3. Prof. Dr. Luiz Fabiano Palaretti. Departamento Engenharia Rural na FCAV - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias na UNESP Jaboticabal.
4. Prof. Dr. João Luis Zocoler. Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos da UNESP Ilha Solteira.
5. Prof. Dr Tonny José Araújo da Silva. Departamento de Engenharia Agrícola na UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso,
Financiamento: Capes e FAPESP - Projeto Modelagem da Produtividade da Água em Bacias Hidrográficas com Mudanças de Uso da Terra (Processo 2.009/52.467-4)

RESUMO: O feijão comum (Phaseolus vulgaris L.) é uma cultura de grande importância sócio-econômica para o Brasil, sendo o segundo maior produtor e principal consumidor mundial. O objetivo deste trabalho foi compreender as metodologias disponíveis para manejo e avaliação do uso da água em culturas irrigadas e estimar a evapotranspiração atual (ETa) e ainda determinar coeficientes de cultura nas áreas cultivadas com feijão de inverno utilizando as técnicas baseadas em sensoriamento remoto (algoritmo SAFER), confrontando-os com as estimativas da evapotranspiração da cultura (ETc) preconizados pelo Boletim FAO 56. O estudo foi realizado em condições irrigadas por pivô central com sete épocas de semeadura de feijão de inverno nos municípios de Rubinéia e Pereira Barreto. Cada época de semeadura recebeu um manejo de irrigação, realizado pelo próprio irrigante e uma simulação sugerida de irrigação mantendo os mesmos dados de ETo e chuva. As imagens do satélite LandSat 8 foram utilizas para execução do algoritmo SAFER para a obtenção da relação entre a evapotranspiração atual e a evapotranspiração de referência. Foram feitas a análise da produtividade de água em função da produção obtida para cada época de semeadura.

Palavras-chave: SAFER. Evapotranspiração. Irrigação.

Download do Boneco
Download da Apresentação



CLICK NAS FOTOS PARA AMPLIA - LAS
     
 

 

 

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria

Projetos e Pesquisas

Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA