EDITAIS DE PRIVATIZAÇÃO DAS ENERGÉTICAS DEVEM PRIORIZAR A IRRIGAÇÃO


 
         Ilha Solteira- Para o deputado Edson Gomes, está empenhado no sentido de ver incluído nos editais de privatização das energéticas,cláusulas especiais que permitiam a captação das águas dos lagos, por gravidade, um processo extremamente econômico e de fundamental importância para Ilha Solteira, e demais cidades da região, para o desenvolvimento de um programa comunitário de irrigação, em especial das chamadas "rocinhas" e demais propriedades localizadas ao longo do "cinturão verde".
          Em contato com o Secretário de Energia do Estado de São Paulo, Mauro Guilherme Arce, o deputado Edson Gomes, líder PPB, solicitou provedências para que sejam incluídas cláusulas, nos editais de privatização das usinas hidroelétricas da CESP, que obriguem os futuros concessionários a permitirem a captação das águas dos lagos formados pelas barragens, por meio de moto-bombas ou por gravidade, para fins de irrigação.
          "Existe uma grande preocupação por parte dos pequenos produtores rurais com relação ao aproveitamento dos recursos hídricos. Estes agricultores, cujas propriedades estão localizadas às margens dos lagos, temem encontrar dificuldades ou impedimentos para utilizar estas águas como fonte de irrigação" afirmou Gomes.
           "A irrigação poderá representar, em curto espaço de tempo, um aumento significativo não só na produtividade como também na renda dos agricultores, possibilitando, inclusive, diversificar a produção" justificou o parlamentar.
          O incremento da irrigação no Estado de São Paulo tem sido uma das principais bandeiras de Edson Gomes, que é também o atual presidente da Comissão de Agricultura e Pecuária na Assembléia Legislativa. O parlamentar, autor da idéia da campanha "Vamos Irrigar São Paulo", continua defendendo junto aos seus colegas deputados o projeto de lei de sua autoria que possibilita aos agricultores o financiamento de equipamentos de irrigação.

                                                                                                                                            Jornal Diário,  setermbro de 2000 - primeira página.