TREINAMENTO EM AVALIAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE IRRIGAÇÃO

Os irrigantes e técnicos da região de Colatina - ES terão mais uma oportunidade de se reciclar nestes dias 29 e 30 de novembro de 2012 com treinamento proporcionado pela ANA e Instituto Inovagri que oferecerão o curso sobre "AVALIAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE IRRIGAÇÃO".

O Instrutor do curso será o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, da UNESP Ilha Solteira, reconhecido pesquisador da área de irrigação e climatologia e Coordenador da Área de Hidráulica e Irrigação, que mantem vários canais de comunicação para a divulgação das pesquisas e atividades ligadas à agricultura irrigada.

Para o Professor Fernando Tangerino "a modernização da agricultura passa obrigatoriamente pela agricultura irrigada e a compreensão dos elementos que fazem com que sejam implantados projetos de irrigação adequados a cada situação e ainda se tenha um bom manejo da aplicação de água deve ser feita com a disseminação ou democratização do conhecimento e assim a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira investe em diferentes linguagens para transformar dados em informação para os mais diferentes públicos."

O curso de AVALIAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE IRRIGAÇÃO é o segundo oferecido na região de Colatina - ES e dá continuidade no trabalho de treinamento com o objetivo de aumentar a eficiência do uso da água. No cursos anterior sobre manejo da irrigação 35 técnicos e irrigantes participaram do treinamento.

O objetivo geral deste curso é fornecer ao aluno conhecimento amplos sobre a avaliação de equipamentos de irrigação do sistema a ser abordado, considerando os diversos tipos de sistemas existentes e entre os objetivos específicos estão a identificação das características fundamentais de cada sistema ou método de irrigação a ser abordado; compreender a hidráulica de cada sistema ou método de irrigação a ser abordado e seus relacionamentos com a uniformidade e a eficiência de irrigação; aprender os conhecimentos básicos para selecionar e operar o método de irrigação mais adequado às condições locais do sistema água-solo-planta-clima; identificar os aspectos fundamentais do projeto agronômico e hidráulico dos vários sistemas ou métodos de irrigação a ser abordado; Aprender os princípios fundamentais da avaliação dos sistemas de irrigação por pivô, e aprender a avaliar tais sistemas de irrigação.

Os canais de comunicação da utilizados pela UNESP Ilha Solteira,, que oferecem subsídios à modernização da agricultura irrigada e ao uso eficiente da água são o canal de conteúdo, canal CLIMA, blog, YouTube, IRRIGA-L - que é um Grupo de Discussão em Agricultura Irrigada, o PodCast PodIrrigar e Facebook.

Os cursos fazem parte do programa de treinamento da ANA/Inovagri que deverá ter a participação de mais 1000 técnicos e irrigantes em 16 cidades consideradas pólos de irrigação e já teve como temas o manejo e estão acontecendo neste mês de novembro em em dezembro os cursos sobre a avaliação de sistemas de irrigação. Os dois cursos tem carga horária de 16 horas com atividades teóricas e práticas em cada local onde está sendo realizado.

Para o Engenheiro Agrônomo Silvio Lima, Diretor do Instituto Inovagri "os cursos se complementam, pois um bom programa de manejo da irrigação só pode ser adequadamente realizado se o irrigante tiver conhecimento da qualidade e da capacidade de seu sistema e para tanto, deve ser avaliado em campo."

Silvio Lima destacou ainda que os treinamentos tem como Instrutores reconhecidos profissionais das principais universidades brasileiras e representa uma real oportunidade de irrigantes e técnicos interagirem com esses os professores.

O Professor Dr. Fernando Tangerino destaca também que "o manejo da irrigação é um grande desafio aos irrigantes, pois exige conhecimento de solo, clima e das culturas e ainda é mais uma ação que deve ser empreendida diariamente, mas para ser realizado adequadamente, é preciso avaliar e conhecer a capacidade dos sistemas de irrigação e com que qualidade é a distribuição da água na área irrigada."

O curso "Avaliação de equipamentos de irrigação" é gratuito tem inicio às 08:30 h e acontece no Sindicato dos trabalhadores rurais de Colatina - ES, situado na Rua Adamastor Salvador 421. CENTRO

Diário do Noroeste, Colatina - ES, 30 de novembro de 2012, p.5.