Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | Irriga-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

Boletim Semanal do Clima

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CHUVA BATE RECORDE EM SETEMBRO NA CIDADE
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

As fortes chuvas que estão caindo sobre Pereira Banto e região não é algo comum de se ver no mês de setembro, principalmente na primeira semana do mês, quando ainda é inverno no país e isso vem surpreendo a meteorologia.

Para se ter uma ideia, até agora, nos 20 primeiros dias do mês choveu na cidade mais do que esperado para todo o mês de setembro e outubro, o que mostra que o volume de água está pegando inclusive as autoridades no assunto desprevenidas.

De acordo com o setor de Meteorologia da UNESP, até agora, a quantidade de volume de água na cidade já ultrapassou a maita dos 200 mm fato raio em boa parte do ano em Pereira Barreto, normalmente esse número só é ultrapassado nos três primeiros meses do ano e nos dois últimos.

Os números da Meteorologia surpreendem, pois desse volume, grande parte ocorreu em apenas três dias. No sábado, 05,o volume de água em Pereira Barreto chegou a 68 mm, segunda maior quantidade de chuva num único dia durante todo o ano de 2009 na cidade. No domingo, 06, choveu menos, mas ainda assim contribuiu para o grande volume registrado no mês, foram22 mm de água.

De lá pra cá, a chuva diminuiu bastante, ficando mais de uma semana sem cair uma gosta de chuva na cidade. Porém no final da última semana no início desta, a chuva voltou a cair em largo volume no município e região.

No sábado foram mais de 62 mm de água,o que fez com que o mês de setembro de 2009 batesse o recorde na história de Pereira Barreto em quantidade de chuvas, desde que a medição foi instalada na cidade. No domingo não houve chuva e por isso não houve aumento, mas na segunda-feira, 21, novamente a chuva voltou a cidade e, dessa vez, foram mais de 30 mm.

O mês de setembro que, normalmente recebe chuva em menor escala (a média é de 80 mm para o mês) já é o terceiro mês de maior chuva no ano em Pereira Barreto, superando o mês de mano e ficando atrás apenas de janeiro e fevereiro.

Diário Regional, Castilho / Pereira Barreto, 23 de setembro de 2009, p. A-8

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria
Projetos e Pesquisas
Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária