10 DICAS PARA VIVER
COM ENTUSIASMO


 
1.   Afastar-se de fatos e de pessoas negativas e negadoras. Cuidado com as notícias ruins, afaste-se delas.
2.   Aceitar e valorizar os "insights" positivos.
3.   Não reclamar e não falar mal dos outros.
4.   Cultivar a alegria, o riso, o bom humor.
5.   Iluminar mais o seu ambiente de trabalho e a sua casa. A escuridão traz a depressão.
6.   Ser alguém sempre pronto a colaborar.
7.   Surpreender as pessoas com "momentos mágicos".
8.   Fazer tudo com sentimento de perfeição, prestando atenção aos detalhes.
9.   Andar bem vestido, limpo e perfumado. Gostar de sua imagem.
10. Agir prontamente. "Do it now!"

 
 

CARACTERÍSTICAS DESEJÁVEIS NOS PROFISSIONAIS

1. Capacidade de adaptação à diferentes condições de trabalho (para enfrentar épocas de poucas verbas)
2. Habilidade para se relacionar com pessoas de diferentes áreas e níveis sociais
3. Facilidade para atuar e trabalhar em equipe
4. Compromisso com a transformação da sociedade
5. Domínio de linguas estrangeiras
6. Experiência em trabalhos voluntários
7. Noções básicas de marketing
8. Grande desenvoltura para enfrentar situações inesperadas


   

OUTRAS LIÇÕES PROFISSIONAIS


Primeira lição: Dedique de 10% a 25% do seu tempo a aprender novas tecnologias.
A caneta quase não existe mais - deu lugar ao mouse do computador. Você sabe que estamos num período em que as informações percorrem o mundo inteiro em velocidade vertiginosa, nas asas de uma tecnologia cada dia mais avançada e mais perfeita. O que você está fazendo para se manter atualizado? Sua carreira depende de sua atualização. Não basta apenas investir em máquinas modernas e velozes, mas é fundamental aprender a usar todas as suas potencialidades.  

Segunda lição: Você tem pensado a respeito de problemas e tomada de decisões? 
O que faz a diferença entre um executivo de prestígio e um executivo mediano é a sua capacidade de resolver problemas e tomar decisões rapidamente. Você está no time que aprendeu a lidar com o inesperado ou está se deixando levar pela vontade dos acontecimentos? Pense macro. Raciocínio rápido se adquire com treinamento. Mas conhecimento geral para enfrentar situações variadas só se adquire com estudo sério. A leitura é fundamental, e a conversa com colegas executivos um complemento indispensável. Participe de grupos de discussão e debate, pessoalmente ou pela Internet.Você vai se surpeender de quanta coisa pode aprender numa só sessão de bate-papo!  

Terceira lição: Compartilhe conhecimento.
Você não está, não deve e não pode ficar sozinho. Agregue-se, busque companhia, viva em grupo. Conte o que sabe, ouça o que as pessoas sabem. Divida, compartilhe, some. Cachorros ou pombos são treinados. Gente se desenvolve. E, para isso, há que se conhecer suas preferências, seus interesses e seus estilos. Não adianta trabalhar com padrões, porque um sapato só, não serve para todas as pessoas.  Por isso, viva em grupo, mas viva atento às diferenças de cada um. 

Quarta lição: Descubra as causas, não os efeitos.
Um funcionário ou um colega está com problemas. Esbarra nos móveis, esquece-se com facilidade de compromissos e informações, treme as mãos. Esses efeitos são desagradáveis e você os vê. Pode decidir punir o auxiliar ou aborrecer-se com o colega. Vá e investigue. E se você descobrir que esse
auxiliar ou colega tem o mal de Alzheimer? Você pode se surpreender ao comprometer-se em pensar sobre alguns temas de sua empresa, buscando as causas. Quem sabe você possa contribuir para a
solução de problemas considerados insolúveis.  

Quinta lição: Aceite o fato de que as coisas mudam.
Não aceite todas as coisas tidas como verdade nem imponha verdades, porque quase tudo muda. Evidentemente existem os valores atemporais e universais, como o respeito, o amor, a honestidade. Mas muitos valores sociais podem sofrer mudanças. Quem diria que o real poderia ser equiparado ao dólar? Ou que a inflação boliviana pudesse cair a quase zero, depois de chegar a mais de 30% ao dia?  

Sexta lição: Seja rápido
As pessoas apreciam rapidez nas decisões, especialmente quando o resultado diz respeito à vida pessoal delas. Demandas como pedidos de férias, aumentos salariais, transferências, requerem resposta rápida. Naturalmente você deve estudar a situação para não prometer o que não pode cumprir nem para cometer qualquer injustiça. E, ao mesmo tempo, clientes e acionistas não podem ser
deixados esperando. Pense nisso. Sendo rápido, você vai conseguir estabelecer uma rede de apoio
mútuo. Isso é bom.  

Sétima lição: Pesquise e planeje.
Converse com regularidade sobre as pessoas e sobre o preparo delas para assumir novos estágios profissionais. Uma pesquisa formal de opinião pode ser necessária, ao menos uma vez por ano - anônima, de preferência, para estimular as respostas. Isto dará um panorama completo das necessidades e preferências de sua equipe, permitindo que você distribua tarefas e oportunidades de
modo a obter retorno entusiástico de seus colaboradores.  

Oitava lição: Permita que as pessoas pesquisem e planejem.
Da mesma forma que você precisa conhecer sua equipe, deixe que a equipe conheça você e as outras pessoas que a integram. Dê-lhe tempo e oportunidade para conversar e se conhecer. Dessas conversas podem surgir soluções enriquecedoras para os processos de sua empresa.  

Nona lição: Aproveite a paixão
Ninguém desempenha melhor uma função do que aquele funcionário que está apaixonado por ela e pelos desafios que ela contém. Saiba aproveitar essa paixão para obter o melhor resultado da sua equipe.  

Décima lição: Persista.
Ninguém melhora se não estiver decidido a melhorar. Com a carreira funciona da mesma forma. Dedique-se a buscar ferramentas e conhecimentos para se posicionar melhor no grupo, no mercado de trabalho, na sua vida social e na sua vida pessoal. A pessoa melhor é um profissional melhor.