ESCOLHA A DEDO SUA

EQUIPE DE TRABALHO


 
Todo executivo deseja montar uma equipe capaz, que tenha sinergia, seja coesa e em que todos tenham um bom relacionamento. É uma espécie de garantia para que os objetivos delegados sejam alcançados sem maiores "inconvenientes". Mas como selecionar os membros de seu time?
A dificuldade está em avaliar quais dos candidatos estão realmente aptos a trabalhar em conjunto. "Os líderes que não tiverem essa sensibilidade montam equipes que não atingem resultado algum", observa Mozart Amaecing Langbeck, gerente de consultoria da Deloitte Touche Tohmatsu.
O departamento de RH pode auxiliar, aplicando dinâmicas que exponham os candidatos a situações de trabalho em grupo, mas a palavra final, na definição da equipe, é sempre a sua.
O risco de contratar alguém que não se integre ao time pode ser minimizado, segundo os consultores. Para formar um grupo vencedor, é preciso, antes de mais nada, saber qual o objetivo que essa equipe terá de atingir. Depois, você tem de identificar quais os profissionais que devem estar nesse grupo, distribuindo tarefas e traçando o perfil ideal. Só, então, inicia-se o
processo de seleção.
"O executivo deve montar uma equipe multidisciplinar: pessoas curiosas, gente empreendedora e prática e profissionais com boa formação acadêmica", explica o consultor José Augusto Minarelli.
Escolhidos os profissionais, cabe ao líder motivá-los e fazer com que trabalhem com uma mesma meta. "Se não houver espírito de equipe, o individualismo surge e impede o desenvolvimento do conjunto. A competição saudável tem de existir, não a destrutiva", diz Laís
Passarelli, sócia-diretora da Passarelli Consultores.