CARREFOUR LEVA FRUTAS DO PAÍS PARA O EXTERIOR

 

Márcia de Chiara

Rede Francesa fecha acordo com Apex para promover produto brasileiro

O Carrefour do Brasil poderá dobrar as exportações de frutas brasileiras nos próximos 12 meses. São uvas, mangas, bananas, mamão papaia, cupuaçu, entre outras frutas, que serão vendidas em 16 dos 26 paises nos quais a companhia tem lojas. Ontem, a rede francesa de supermercados fechou acordo com a Agência Promotora de Exportações (Apex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústrial e Comércio Exterior para promover frutas brasileiras no exterior. Em 2003, a empresa exportou US$10 milhões em um ano.
Batizado de "Brazilian Fruit Festival", a iniciativa do programa partiu do Carrefour com o Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf). "Entramos em contato com a Apex para apresentar o projeto", conta o diretor de Agronegócios do Carrefour Brasil, Arnaldo Eijsink. O primeiro embarque deverá ocorrer entre agosto e setembro e será para a Polônia. Na agenda do programa desde ano, estão Bélgica e Espanha. Para 2005, está prevista a divulgação da fruta brasileira em mais 15 paises espalhados entre Europa, Ásia e Oriente Médio.
Eijsink explica que o programa terá duração de dois anos e conta com 30 produtores cadastrados. A Apex entra com metade dos recursos usados para promover o produto e o Carrefour com o restante. Na primeira rodada de promoção marcada para este ano, envolvendo três paises, serão gastos R$ 400 mil em promoção. A intenção da Apex é contratar brasileiros residentes nesses paises para serem garotos propaganda das frutas brasileiras. Como eles têm facilidade com a lingua local, esses brasileiros ficarão nas lojas do Carrefour e abordarão os clientes.
Há um imenso espaço para aumento da oferta de frutas brasileiras no mercado mundial, diz o presidente Apex, Juan Quirós. Segundo ele, o mercado mundial de frutas fresca movimenta 42 milhões de toneladas a cada ano, dos quais o Brasil participa com apenas 800 mil toneladas. A Apex estima que o programa com o carrefour deverá criar 80 mil empregos.
Em 2003, o pais exportou US$ 335 milhões em frutas e importou US$ 68 milhões. O saldo foi 39% maior do que o de 2002, graças a aumentos de 77% na exportação de uvas, 71% de limões e 59% nos abacaxis. ( Colaborou Lu Aiko Otta).

 
O Estado de São Paulo, Economia, 07 de Julho de 2004, p. B6.



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