TELEMEDICINA ESTÁ SENDO USADA PARA PREVENIR DOENÇAS

Voltar


A telemedicina também pode ser usada na monitoração de doenças. Os sistemas atualmente existentes de telemedicina preventiva de doenças infecciosas nos Estados Unidos e em outros países podem ser imprecisos. Segundo o doutor Renato Sabbatini, diretor do núcleo de informática biométrica da UNICAMP. " com mais informações sobre a incidência das doenças, os médicos podem direcionar melhor os recursos disponíveis para a saúde.".
Quanto às doenças não-transmissíveis, como diabetes, cardiopatias e acidentes vasculares cerebrais (derrame), os poucos sistemas de monitoração existentes chegam a ser inadequados afirmas os especialistas.
Na Internet, é possível encontrar tudo sobre o tema. Se clicar em http://www.sciquest.com/cgi-bin/ncommerce3/ExecMacro/sci_level3.d2w/report?nav_banner=bio&resource=articles&gateway=H-telmed, o usuário vai encontrar inúmeros links sobre telemedicina.
Várias pesquisas já podem ser encontradas pelo mundo com o objetivo de expandir a telemedicina. Um deles é o Global Health Network (GH-Net: Rede Global de Saúde) foi criado em 1994, para auxiliar na telemedicina preventiva. A GHNet foi desenvolvida por representantes de universidades, Organização Mudial de Saúde, Banco Mundial, NASA, entre outros. O conceito é de que a saúde, tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento, pode ser melhorada com a implementação de uma rede eletrônica de saúde. (C.G)
O Estado de São Paulo, segunda-feira, 22 de outubro de 2001, pág. I3

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA