Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | Irriga-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Portal CLIMA da UNESP Ilha Solteira tem novo visual e conteúdo
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Portal CLIMA da UNESP Ilha Solteira, após 14 meses do seu lançamento, mudou. Desde ontem, dia 05 de março, tem novo lay-out e ganhou mais conteúdo. O acesso se dá a partir de http://clima.feis.unesp.br

O novo lay-out recebe personificação em consonância com o padrão UNESP, cor predominante azul, novas figuras que facilitam o acesso e novos conteúdos também estão disponíveis. Uma das novidades é a incorparação das FAQs, ou seja, as perguntas mais frequentes feitas pelos internautas.

Através do Portal CLIMA da UNESP Ilha Solteira o internauta pode ter acesso gratuito a base de dados histórica da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista e também acompanhar em tempo real o que acontece com o tempo em todo nororoeste, localizado na área compreendida entre os rios Grande e Rio Tietê.

O Portal CLIMA da UNESP Ilha Solteira é alicerçado em um grande banco de dados climáticos e também serve como subsídio para diferentes pesquisas, tanto aos Pesquisadores da UNESP, como de qualquer outra instituição que queira trabalhar com as variáveis climáticas do noroeste paulista. Consultores também podem se valer dos dados fornecedos pela UNESP para realizar análises climáticas e/ou estudos para licenciamento ambiental de empreendimentos na região.

O Portal CLIMA da UNESP Ilha Solteira foi lançado oficialmente em 01 de janeiro de 2011 e é um dos canais de comunicação oferecidos pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira. Surgiu inicialmente da necessidade de estimar a evapotranspiração de referência aos irrigantes para que os mesmos possam fazer o adequado manejo da aplicação da água à suas culturas, ou seja, aplicar água no momento e na quantidade adequada às culturas, aumentando a eficiência do uso da água, a lucratividade e a preservação dos recursos hídricos. Em base histórica, o conhecimento da evapotranspiração de uma região serve para que sistemas de irrigação sejam adequadamente projetados, ou seja, deve atender as necessidades de água das culturas, mas também não deve ser super-dimensionado, o que elevaria os investimentos necessários para a sua implantação.

O internauta você pode acompanhar em tempo real as condições climáticas do noroeste paulista em gráficos e mapas e o indicador azul ou vermelho sobre a temperatura e umidade relativa indica que a melhoria ou não do conforto à população em relação à leitura anterior dos sensores. Confira aqui: http://clima.feis.unesp.br/sobrepor/temp_umr.php

A Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista é composta por estações agrometeorológicas automáticas e foi implantada como parte do projeto "MODELAGEM DA PRODUTIVIDADE DA ÁGUA EM BACIAS HIDROGRÁFICAS COM MUDANÇAS DE USO DA TERRA", financiado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Vários artigos técnicos já foram publicados a partir da execução deste projeto e estão disponíveis no canal TEXTOS TÉCNICOS do Portal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.

ESTETA, 7 de março de 2012.

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria
Projetos e Pesquisas
Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA