A EVOLUÇÃO DO WINDOWS


    O que mudou desde a primeira versão do sistema que
equipa nove em cada dez microcomputadores no mundo.

 Windows 3.0
        
Lançado em 1985, só explodiu no mercado em 1990. Sepultou as telas em que era preciso digitar comandos. O usuário passou a acessar janelas , o que inspirou o nome windows (janela em inglês). Abriu caminho para outra grande novidade o mouse.  Windows 3.1
         Lançado em 1991 nos Estados Unidos e em 1992 no Brasil, recauchutou os menus de acesso.
Windows 3.11
          Mais adaptado a micros em rede, chegou em 1993. Permitiu interação entre softwares como Word e Excel e ofereceu mais tipos de letra
Windows 95
          Trouxe para os Windows o conceito de desktop, que permite "arrastar" arquivos usando o mouse. Introduziu o "plug & play", promessa nem sempre cumprida de tornar mais fácil ao leigo pilotar o micro.
Windows 98
         O primeiro filhote do Windows integrado à internet facilitou o acesso à rede, em dobradinha com o navegador Explorer. Permitiu também a conexão do micro com novidades como câmaras digitais.
 
Windows 98 Segunda Edição
         Compatível com arquivos de vídeo e áudio disponíveis na internet, como músicas em MP3. Abriu caminho para games mais sofisticados.
Windows Millennium
         Voltado para o usuário doméstico, aposta no entretenimento e na segurança do sistema, com recursos para evitar que, por exemplo, a instalação desastrada de um software trave a máquina. Facilita a criação de uma rede doméstica e conecta o micro com o suporte e com as atualizações do sistema.

 

     Veja, Edição 1668, Ano 33, Número 39, 27 de setembro de 2000, p. 88-89