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 O passo a passo de um bom plano de negócios

1. Sumário executivo
É uma descrição clara e concisa do negócio. Evite hipérboles - como "modelo revolucionário" ou "tecnologia de última geração". O plano serve para mostrar que o modelo é sustentável. E não para impressionar pessoas.
2. O produto
Mantebha o foco. Não tente ser tudo para todos. Inclua um cronograma lógico para aumentar a oferta de produtos.
3. O mercado e a concorrência
Mostre em detalhes o mercado em que pretende atuar. Quem ganha dinheiro? Como ganha? Quem são os clientes? Use dados disponíveis na literatura de negócios e nas análises de consultorias e bancos de investimentos.
4. Planejamento de marketing e vendas
Não basta mostrar que o mercado existe ou apenas quantificá-lo. Deixe claro como encontrará seus clientes e como chegará até eles.
5. A equipe de gestão
Responda a duas perguntas: quais são as competências de cada gestor e as habilidades necessárias para a execução do negócio. Reconheça quando for necessário trazer talento de fora.
6. Os riscos e as oportunidades
Uma das maiores falhas de um plano de negócios é deixar de incluir os prováveis obstáculos que a empresa enfrentará e os planos de contingência.
7. Planejamento financeiro
Esse item deve antever o fluxo de caixa até pelo menos dois anos depois do negócio se tornar auto-sustentável. E, claro, não deixe de apontar a expectativa de retorno.

Fonte: Exame, Ano 34, n.19, 20/09/00, p.105.