Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | Irriga-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2016 foi o ano menos quente em Pereira Barreto desde 2013
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sabe aquela sensação de calor insuportável que muita gente diz sentir? A famosa e repetida frase “este é o dia mais quente da vida”? Não é verdade. Pelo menos não para a Estância Turística de Pereira Barreto no ano de 2016. É que, segundo os termômetros, a cidade teve o ano menos quente já registrado desde que a UNESP iniciou a medição no município em meados de 2011.

Em levantamento exclusivo realizado pelo Fatos Regionais, verificou-se que a temperatura média caiu 3% em Pereira Barreto numa comparação com o ano de 2015. Desde 2014 a cidade vinha com crescimento na média da temperatura anual, contudo, em 2016 esse crescimento acabou e a queda foi considerada relativamente alta. Em 2015, a média de temperatura registrada pelos termômetros da UNESP de Ilha Solteira foi de 25,2. Os mesmos termômetros registraram uma média bem inferior, 24,6, no ano de 2016. “3% é um número alto se pensarmos que a média de temperatura é contabilizada ao longo de todos os dias do ano”, lembrou um especialista.

Ao final de cada ano, a UNESP – Universidade do Estado de São Paulo – em seu câmpus de Ilha Solteira, calcula a média anual de temperatura, além da máxima e da mínima. No caso da temperatura média, o cálculo é relativamente complexo. A cada dia, o Instituto divulga a média daquele dia que se dá pelo cálculo da temperatura média de hora em hora, dividido por 24, número total de horas num dia. Com a média de cada dia, o Instituto calcula a média do ano seguindo o mesmo critério. Todas as 365 médias do ano, divididas pelo número de dias, o resultado final é a média final.

A média da temperatura máxima para Pereira Barreto também caiu em 2016. Neste ano, a temperatura máxima, na média do ano todo, foi de 30,8 graus Celsius. Em comparação com 2015, quando a média máxima foi de 31,5, a queda foi de 2,3%. Também não pode se considerar que seja uma queda baixa. Assim como a média, os valores máximos da temperatura na cidade vinham crescendo desde o ano de 2014. Em 2013, a média máxima atingiu os valores mínimos, também 30,8.

No caso da mínima, também pela média anual, os valores apontados pela UNESP, câmpus de Ilha Solteira, também foram os menores registrados em Pereira Barreto. Em 2015 a média do mínimo em graus Celsius havia sido de 20,2. No ano de 2016, recém encerrado, a mínima teve média de 19,4, a maior queda percentual registrada, chegando a 4% a menos.
Com todas as informações recolhidas fica claro dizer que, em 2016, os moradores da Estância Turística de Pereira Barreto tiveram um ano menos quente, em comparação aos últimos anos.

Fatos Regionais, 02 de janeiro de 2017.

 

 

 

 

 

 

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria
Projetos e Pesquisas
Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA