Professor da Unesp ministra palestra sobre crise hídrica

Fenando Braz Tangerino Hernandez esteve em Três Lagoas (MS) e Jales (SP)

O professor doutor Fernando Braz Tangerino Hernandez, Coordenador da Área de Hidraúlica e Irrigação da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Ilha Solteira ministrou duas palestras, públicos distintos, no final do último mês, crise hídrica. A primeira, "Criando Resiliência a partir da crise da água", foi realizado em Três Lagoas, no dia 29, no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul , para um público formado por professores e estudantes de eletrotécnia e informática.

Na palestra foi abordado o uso da água como "fator de desenvolvimento sócio-econômico, os desafios que temos pela frente para manter e conservar os recursos hídricos em quantidade e qualidade para atender as demandas" e, por fim, algumas curiosidades para contribuir com a economia de água.

Em Jales, o professor ministrou a palestra "Transformando em Oportunidades a Crise Hídrica" no encerramento da SEAGRO (Semana Acadêmica do Agronegócio) promovida pela FATEC (Faculdade de Tecnologia) e ETEC (Escola Técnica Estadual) do município. A palestra aconteceu na Câmara Municipal de Jales e contou com a presença de 76 pessoas.

Tangerino iniciou sua palestra apresentando os diferentes canais de comunicação utilizados pela Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp Ilha Solteira, sob sua coordenação; e em seguida, fez uma ánalise da sociedade atual, afirmando que "ocorrerá sérios riscos quem ficar esperando para ver o que acontece"."A adaptação a essa realidade será, cada vez mais, uma questão de sobrevivência", resaltou.

Desafio e 'Produção de Água'

O professor destacou ainda os grandes desafios que terão de ser enfrentados para a sociedade conservar os recursos hídricos. "A água sempre e historicamente foi utilizada como fator de desenvolvimento sócio-econômico, mas temos desafios grandes pela frente para man ter e conservar os recursos hídricos em quantidade e qualidade para atender as demandas dos diferentes setores, o que chamamos de segurança hídrica. Temos um passivo ambiental, ligado ao desmatamento e degradação dos recursos hídricos que precisa ser resolvido, precisamos que a água que vem do céu, pelas chuvas, ao invés de escorrer, seja infiltrada no solo, recarregue o lençol freático e garanta a vazão das nascentes por todo o período seco. Diminuir as diferenças entre as vazões máximas e mínimas dos nossos córregos e rios é o objetivo de todo o trabalho de conservação do solo. Nossas nascentes estão desprotegidas e é por elas que devemos iniciar nosso trabalhos de 'produção de água' o ano inteiro", citou.

Folha Cidade, 12 de junho de 2015.