Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | IRRIGA-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

--------------------------------------------------------------------------------------------------
Ilha Solteira tem o maio mais chuvoso da histórica
--------------------------------------------------------------------------------------------------

Município já registra um volume de 220% maior que o esperado pela média histórica

As chuvas do mês de maio causaram estragos por toda a região. A média de chuva esperada na região Noroeste Paulista era de 73 milímetros e a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, que é operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp Ilha Solteira, registrou volume de chuvas superior ao esperado para o mês de maior. A média de 95mm é 30% acima do esperado.

Todos os municípios da região registraram volume de chuva superior ao esperado e Ilha Solteira já registra 141mm, um volume de 220% maior que o esperado pela média histórica, com 64mm para o mês de maior. O volume de chuva registrado coloca 2017 com o ano com mês de maior mais chuvoso da história das medições feitas pela Unesp. Em 2016 foram 135mm e em 2004, 138mm.

No acumulado do ano, até maio se esperava na região do Noroeste Paulista um total de 690mm de chuva e já se contabilizaram 753mm, 9% a mais do que o esperado. Anualmente são esperado na região 1247mm e o volume médio registrado até 20 de maio de 2017, em média representa 61% do esperado para os 12 meses do ano.

A Estação Dracena registrou ventos de até 53km/hora vindos de norte que atingiram a cidade trazendo grande transtornos e prejuízos à população. O volume de chuva foi de 30,7mm, conforme os registros da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, localizada no Campus da Unesp Dracena e disponíveis no Canal CLIMA da Unesp Ilha Solteira. A chuva aconteceu e trouxe granizo e assustou os moradores de Dracena. As pedras de grandes dimensões danificaram telhados, veículos e machucaram pedestres. A cidade ficou alagada em vários pontos, houve queda de árvores, faltou energia elétrica e os celulares ficaram sem sinal.

FOLHA CIDADE, Ilha Solteira, Ano VIII, p.4, 26 de maio de 2017.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria

Projetos e Pesquisas

Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA