Em Janeiro chuvas superam o esperado no Noroeste Paulista

Com grande variação, as chuvas no mês de janeiro superaram em 55% o esperado

As chuvas em janeiro e no primeiro dia de fevereiro tem dividido as atenções dos diferentes canais de comunicação ao lado da política e operações policiais relevantes. Mostram-se situações principalmente nas áreas urbanas com as matérias versando sempre sobre situações de risco ou perdas, como por exemplo, árvores caindo ou inundações, e como envolvem pessoas, o impacto junto à população é grande.

O Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez (Coordenador da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira) esclarece que “quando falamos de chuva devemos diferenciar como ela se apresenta e os seus efeitos. Volume e intensidade produzem impactos diferentes. Nem sempre chuvas intensas apresentam grandes volumes, mas quando a intensidade é alta, via de regra é associada à altas velocidades do vento, mudança de direção e esta combinação, tem um potencial de produzir grandes danos e por isso o monitoramento climática é fundamental para antecipar providências à eventos extremos cada vez mais frequentes”.

Nas cidades, árvores, veículos, galerias pluviais e córregos canalizados transbordando e no campo, em suas análises, o Professor Fernando Tangerino chamou a atenção para a desuniformidade dos cultivos no Noroeste Paulista em função da irregularidade das chuvas e com o fim de janeiro, a situação é completamente outra.

Com grande variação, mas com média de 314 mm, as chuvas no mês de janeiro superaram em 55% o esperado, de acordo com a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, que opera a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, composta por estações agrometeorológicas automáticas padronizadas e que tem seus dados disponibilizados de forma livre e gratuita no Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira e que pode ser assim visualizado por todos os interessados. Em todos os municípios monitorados, choveu mais que o esperado.

Volume e Intensidade alta da chuva traz prejuízos para as plantações, o que não é comum na região. Ilha Solteira tem o recorde de maior volume de chuvas para um único dia com 132 mm em 12 de Janeiro de 2013, quando foram registrados muitos prejuízos.

FOLHA CIDADE, Ilha Solteira, Ano VIII, p.5, 3 de fevereiro de 2017.

.