Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | Irriga-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos

 

Internet
Site

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Janeiro é marcado por chuvas abaixo da média e altas temperaturas
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ilha Solteira registrou 40,8°C na última semana, segundo Canal Clima da Unesp

O primeiro mês do ano tem sido marcado por fenômenos climáticos adversos em Ilha Solteira: chuvas abaixo nda média histórica e temperaturas acima dos 40°C. A informação é da Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp (Universidade Estadual Paulista), que disponibiliza os dados da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista por meio do Canal Clima (clima.feis.unesp.br)

Na última terça-feira (20), a máxima na região foi registrada em Sud Mennucci (Estação Santa Adélia Pioneiros) que registrou 40,7°C. No dia anterior, ficou em 40,1°C, segundo o Canal Clima; Ilha Solteira também registrou uma das temperaturas mais altas do noroeste paulista nesta semana com 40,8°C. Com o calor intenso e a seca, todos os setores da economia e a população sentem as consequências.

Sistemas de Irrigação

Normalmente os sistemas de irrigação ficam desligados em janeiro, mas neste ano estão funcionando a plena carga. ''Os sistemas de irrigação foram necessários porque além de chover menos que a média histórica em dezembro e janeiro, existe uma grande irregularidade nas chuvas no noroeste paulista. Hoje existem municípios que estão há apenas quatro dias sem que há 27 dias não chove mais do que 10mm'', aponta o Professor Doutor Fernando Braz Tangerino Hernandez, da Área de Hidráulica e Irrigação da Uneps de Ilha Solteira.

O professor destaca também as elevadas taxas de evapotranspiração (perda de água para a atmosfera) registradas na região. ''Sem chuva, com céu limpo, radiação global passando dos 25 MJ/m2.dia e elevadas temperaturas, a evapotranspiração atinge com frequência taxas maiores que 6,0mm/dia, o que significa entregar 60 mil litros de água por hectare para garantir a segurança hídrica das culturas, Neste momento são irrigadas no noroeste paulista milho, soja e amendoim, entre as culturas anuias de maior expressão'', pontua.

FOLHA CIDADE, Ilha Solteira, Ano V, Número 233, 23 de janeiro de 2015, pág. 7.

 

 


 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria
Projetos e Pesquisas
Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA