Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | IRRIGA-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Noroeste tem noite mais fria do ano

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A região noroeste paulista teve a noite mais fria do ano e uma das mais frias da história das medições nas diferentes estações que compõem a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.
Populina na margem direita do Rio Grane teve no dia 28 3,6°C às 00h02. Desde junho de 2006, quando a UNESP iniciou as medições, apenas em outros dois dias a temperatura ficou abaixo do registrado nesta data. Em agosto de 2011 registros chegaram a 1,7°C e em junho do mesmo ano a mínima foi de 1,2°C.
Também no dia 28, Ilha Solteira teve às 06h01 4,3°C. Desde agosto de 1991, em apenas seis ocasiões a temperatura foi inferior a esta. A última vez foi em julho de 2000, com 3,2ºC e a menor temperatura registrada foi de 0,4°C em julho de 1994.
Pereira Barreto (Estação Bonança) teve 4,9°C às 06h44 e foi a menor temperatura já registrada desde setembro de 2011, quando a estação agrometeorológica automática operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira entrou em operação.
Ventos fortes vindos de sul de até 19,9 km/hora atingiram Pereira Barreto na noite da última quarta-feira.
Em todo noroeste paulista não chove mais de dois meses. A pastagem predomina na região e sem tradição em investimentos em sistemas de irrigação em larga escala, o cenário que maus chama atenção é o das pastagens secas em todo o noroeste paulista e a poeira no fim de tarde, que traz um ambiente desolador.
Em 2012 o número de dias sem chuvas no noroeste paulista variou entre 89 dias (Pereira Barreto, Itapura, Populina e Sud Menucci) e 91 dias (Marinópolis e Paranapuã) e o retorno das chuvas se deu em 18 de setembro de 2012 com chuva variando entre 11,2 mm (Populina) e 37,6 mm em Itapura.
Em 2011 a região de Ilha Solteira ficou 121 dias sem chuvas e em 2010, foram 141 dias.

SECA- Além de danos à economia, as consequencias da secura do solo podem ser sentidas na pele, literalmente. Tosse, irritação nos olhos e pele seca são alguns dos problemas causados pela baixa umidade.


FOLHA CIDADE -Ilha Solteira, ANO IV, Edição 151, 31 de agosto de 2013.Página 05.

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria
Projetos e Pesquisas
Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA