Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | Irriga-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Chuva e frio marcam feriado na região
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ILHA SOLTEIRA -Os últimos dias foram caracterizados por muito frio e chuva em Ilha Solteira e região. Até a noite de quinta-feira (7), o total de chuva registrado foi de 23,1 mm em Ilha Solteira, 12,2 mm na Estação Santa Adélia (Pereira Barreto), 31,2 mm em Marinópolis, 21,3 mm na Estação Bonança (Pereira Barreto), 17,3 mm em Paranapuã. Os dados são da Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp Ilha Solteira.

Já as chuvas dos dias 5 e 6 somaram 26,9 mm em ilha Solteira, 24,6 mm na Estação Santa Adélia (Pereira Barreto), 37,8 mm em Marinópolis, 37,3 mm em Itapura, 23,4 mm na Estação Bonança (Pereira Barreto), 33,5 mm em Populina, 44,5 mm na Estação Santa Adélia Pioneiros (Sud Mennucci) e 61,2 mm em Paranapuã.

Este cenário, a presença de chuva durante todo o tempo, com poucos períodos de interrupção, foi uma contante em todo o noroeste paulista, além da alta quantidade de chuva por hor, destacando-se Santa Adélia, em Pereira Barreto com 16,3 mm entre 0h e 1h da madrugada do dia 6 para o dia 7, e Santa Adélia Pioneiros com 14 mm entre 16h e 17h da tarde do dia 6.

As baixas temperaturas registradas em toda a região caracterizaram o feriado prolongado, com mínimas de 13,6 °C (às 18h33 do dia 7) em Ilha Solteira, de 13,2 °C em Itapura (às 8h34 do dia 7), 13,7 °C em Pereira Barreto (Estação Santa Adélia) também pela manhã do dia 7, e 15,9 °C em Paranapuã (às 18h43 do dia 7).

A chuva registrada é muito superior ao esperado pela média histórica do mês de junho, que é de 30 mm. Segundo análise da Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp de Ilha Solteira, apesar das vantagens trazidas pela chuva, na cultura de cana-de-açúcar, por exemplo, que garantiu a recomposição da umidade do solo, as usinas certamente terão problemas com o corte e transporte da matério-prima, o que leva a interromper ou até mesmo parar estas atividades industriais.

FOLHA CIDADE, 9 de junho de 2012.

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria
Projetos e Pesquisas
Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA