Alunos e professores da Etec de Araçatuba visitam Unesp

'Tour' pelo Laboratório de Hidráulica e Irrigação foi orientado por Yane Freitas, bolsista de extensão universitária

Alunos e professores  do curso de Informática da Etec (Escola Técnica Estadual) de Araçatuba estiveram na Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Ilha Solteira no último dia 24 de maio. Os visitantes foram recebidos no Laboratório de Hidráulica e Irrigação e no NACI – Núcleo de Apoio Computacional à Irrigação pela bolsista do PROEX (Programa de Excelência Acadêmica) de Extensão Universitária, Yane Freitas, que contou com auxílio de orientados do professor doutor Fernando Braz Tangerino Hernandez, Lucicléia Romano e Daniel Noe.

No local, os estudantes puderam conhecer a infraestrutura para ensino, pesquisa e extensão e as atividades desenvolvidas no Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, além de equipamentos para análise da qualidade da água e do solo; no NACI, acompanharam como é feito o manuseio das informações recebidas pelas oito estações agrometeorológicas distribuídas no noroeste paulista e conheceram a Estação Agrometeorológica de Ilha Solteira, localizada no pomar da Unesp.

Durante a visita, foram apresentados ainda alguns dos equipamentos e instrumentos de trabalho e a Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp de Ilha Solteira, que explora a comunicação das suas atividades, inseridas no âmbito do projeto de Extensão “Planejamento e Gerenciamento Hidroagrícola e Ambiental” – que está no seu décimo ano de execução e conta com Bolsistas de Extensão para a realização dos trabalhos e a interlocução com a comunidade e imprensa.

Segundo a bolsista Yane Silva, “o objetivo deste projeto é disponibilizar informações agrometeorológicas que permitam ao interessado planejar e gerenciar o meio ambiente e os recursos hídricos (manejo da irrigação, ou seja, o quando e o quanto irrigar). Em um objetivo mais amplo, transformar todos os dados obtidos pela Área de Hidráulica e Irrigação em informação, disponibilizando-as e divulgando-as, sempre de forma livre e gratuita” o que o professor Fernando Braz Tangerino Hernandez classifica o trabalho como o “de democratizar o conhecimento e a informação, permitindo que a sociedade saiba mais sobre o que é feito na Universidade pública. O objetivo dos trabalhos de extensão é integrar ensino, pesquisa e extensão, dando também a oportunidade dos nossos Orientados terem uma formação diferenciada e integrada do conhecimento”.

O principal motivo da visita foi permitir que os alunos e professores da Etec conhecessem as atividades envolvidas na operação da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista – um conjunto de oito estações agrometeorológicas automáticas, instaladas no noroeste paulista que monitoram as variações do tempo à intervalos de 10 segundos (tempo de varredura). Sua principal finalidade é subsidiar projetos de pesquisa e trabalhos ligados à agricultura irrigada e ambiental.

O professor Tangerino não pode estar presente, mas a Bolsista PROEX Yane Freitas ressaltou que é “sempre uma satisfação receber pessoas interessadas no trabalho da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.

Outros eventos recentes

No último dia 21 de maio, o professor doutor Fernando Braz Tangerino Hernandez ministrou a palestra “A importância da informação climática e sua comunicação para a sociedade” durante o VIII ENCIVI (Encontro das Ciências da Vida), em Ilha Solteira.
Para ele, o evento foi “uma ótima oportunidade para compartilhar os bastidores e resultados do trabalho de comunicação” realizado na instituição de ensino, entre eles um projeto de extensão universitária “que integra ensino, pesquisa e extensão, gerando oportunidades de aprendizado e resultados para a comunidade, especialmente aos mais de 4 mil hectares irrigados que se utilizam dos dados de evapotranspiração gerados e divulgados pela Área de Hidráulica e Irrigação”.
A palestra na íntegra está disponível a partir do link www.feis.unesp.br/irrigacao/pdf/comunicando_proex_ilha_21_maio_2014.pdf.
No dia 22, Tangerino esteve em Cassilândia (MS) com os alunos da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) palestrando sobre o tema “Conhecendo e planejando a agricultura irrigada”.
Na avaliação do professor “na região de Cassilândia, ou Bolsão sul mato- grossense, o cenário da pastagem de baixo nível tecnológico começa a dar lugar ao plantio da seringueira com alta tecnologia e planejamento e à irrigação. Há menos de um mês um pivô central começou a funcionar e seus 123 hectares já estão plantados com feijão. A expectativa é o aumento da renda e de oportunidades para toda a região”.

JORNAL FOLHA CIDADE, 30 de maio de 2014.
JORNAL FOLHA CIDADE,Ilha Solteira, 30 de maio de 2014, pág. 4.