Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | Irriga-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Chuva não altera situação hídrica na região
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mesmo com a chuva de 10,5 milímetros, no acumulado de três dias, a porcentagem do volume útil do reservatório da usina hidrelétrica Três Irmãos, de Ilha Solteira, continua em 0%, conforme o último boletim diário de operação do ONS (Operador Nacional do Sistema). 
Das 7h da última segunda-feira às 7h de ontem, segundo dados do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas), as precipitações acumuladas, em Araçatuba, foram de 4,1 mm, 1,8 mm e 4,6 mm. Números que não aliviaram a situação hídrica da região.

De acordo com a Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp (Universidade Estadual Paulista), as chuvas de importância para a agricultura são as acima de 10 mm por dia. Em Araçatuba, que é atravessada pelo reservatório de Três Irmãos, a última precipitação de importância foi registrada em 23 de maio (18,2 mm), há 48 dias, conforme a Defesa Civil do Estado, que disponibiliza dados comparativos.

Ainda segundo o órgão estadual, todo o primeiro semestre, deste ano, registrou desvios negativos comparados as médias climatológicas de cada mês. O mês de janeiro foi o mais chuvoso, marcando 186,3 milímetros, 18% abaixo da média do período, que é de 227,3 milímetros. Já junho, por enquanto, é considerado o mês mais crítico, em que choveu apenas 2,7 milímetros, apontando um desvio negativo de 94%.

PREJUÍZOS

A chuva dos últimos dias não foi suficiente para alterar o cenário dos rios e reservatórios da região. A situação continua crítica no rio Tietê, nas proximidades da ponte Pio Prado, localizada entre os municípios de Araçatuba e Santo Antônio do Aracanguá. Agora, quem passa pelo local, pode ver, pela primeira vez, um enorme barranco de terra que sempre esteve submerso. Pelo menos, cerca de 60 metros de terra, que antes viviam encobertos pela água, estão expandindo a margem do rio e servindo como desembarque de pescadores.



Folha da Região, 11 de Julho de 2014

 

 

 

 

 

 

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria
Projetos e Pesquisas
Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA