|
|
--------------------------------------------------------------------------------------------------
UNESP Ilha Solteira recebe visita de estudantes da UNORP de São José do Rio Preto
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Temas ligados à agricultura irrigada motivou a visita
No dia 16 de junho de 2018 estudantes do curso de Agronomia da UNORP de São José do Rio Preto estiveram na UNESP Ilha Solteira para uma visita técnica. Os 23 alunos do terceiro ano de Agronomia, Coordenados pelas Professoras Marta Cecília Mallasen Nemoto e Luciana Teixeira de Paula foram recebidos por integrantes da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira que prepararam uma programa todo voltado aos elementos que compõem a agricultura irrigada integrados às atividades de ensino, pesquisa e extensão que desenvolvem, sendo esta mais uma das atividades de extensão universitária que desenvolvem.
As boas vindas já no interior do Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira foram dadas pelo Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez que agradeceu a visita explicando que é "um prazer duplo receber os visitantes. Primeiro porque esta é mais uma das atividades que desenvolvemos visando cumprir o objetivo da democratização e a transparência da informação, do conhecimento e de ações e segundo porque é mais uma oportunidade real para que nossos Orientadores, ao prepararem a recepção aos visitantes, aprendam fazendo, o chamado conhecimento tácito" e após apresentar a sua equipe fazer comentários sobre a importância do monitoramento climático e as condições do tempo atualmente, com a região sofrendo com os 74 dias sem chuvas, passou a palavra para o estudante de Engenharia Agronômica Pedro Henrique Fontes que mostrou o trabalho de comunicação realizado pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, e também o monitoramento climático realizado epla UNESP no Noroeste Paulista, com foco nos Irrigantes e também no público de forma geral.
A visita seguiu com a apresentação do Doutorando Diego Feitosa, que mostrou aos alunos um conteúdo voltado para a Hidráulica, uma área base para todos os projetos de irrigação, com experimentos e demonstrações relativas ao regime de condução de água através do Número de Reynolds e da associações de bombas, tanto em série, como em paralelo e as aplicações na agricultura irrigada.
Coube à Mestranda Emanoele Amendola e Daniela Araujo explicar o funcionamento e importância do sistema de filtragem de água para irrigação - obrigatório em irrigação por gotejamento e microaspersão - e o funcionamento de um sistema de bombeamento.
Monitoramento e manejo da irrigação
A importância do manejo da irrigação, tanto na questão econômica, como ambiental foi abordado inicialmente pela Mestranda Larissa Godarelli Farinassi que mostrou o funcionamento dos tensiômetros, os cuidados na instalação e como fazer a medição do real armazenamento da água no solo e como, a partir desta informação, determinar a quantidade de água a ser aplicação e o tempo de irrigação. Por fim, coube à Doutoranda Doutoranda Regiane Carvalho Bispo mostrar como se faz o manejo racional da água, agora usando o clima como ferramenta, detalhando os métodos de estimativa da evapotranspiração e explicando como aplicá-los à prática da irrigação.
Folha Integração, 16 de junho de 2018.
Folha do Povo, 17 de junho de 2018.
Folha Regional, 17 de junho de 2018.
Folha Cidade, n°391 ano VIII pag. 08, 23 de junho de 2018.
.
|